Um alerta de tsunami foi emitido para várias cidades do Japão depois de um forte terremoto atingir o país nesta segunda-feira, 13.
O tremor ocorreu às 21h19, no horário local (9h19, em Brasília), e teve medida preliminar de 6,9 graus na escala Richter. De acordo com a agência de notícias japonesa NHK, o terremoto aconteceu no Mar Hyuga e atingiu profundidade de 30 quilômetros.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Com os tremores, um alerta de tsunami foi emitido para as cidades Miyazaki e Kochi, que ficam próximas ao epicentro do fenômeno. As autoridades orientaram moradores dessas duas províncias a se afastarem da área costeira e de rios.
Terremoto pode provocar fortes ondas na costa de cidades do Japão
Ondas de 20 centímetros foram registradas em Miyazaki às 21h48, segundo a NHK, e a previsão é que elas cheguem a 1metro de altura. Já a cidade Tosashimizu, na província de Kochi, teve onda de 10 centímetros.
Leia também: “Morre Shigemi Fukahori, sobrevivente do bomba atômica de Nagasaki, aos 93 anos”
Apesar da altura “pequena”, as autoridades alertam para o risco de aumento das ondas e de instabilidade nas marés nas próximas horas.
As cidades de Wakayama, Hiroshima, Tokushima, Ehime, Kagoshima, Tanegashima, Yakushima e as ilhas Amami e Tokara também receberam avisos sobre a elevação do nível do mar. No entanto, esses locais estão fora de risco de destruição pelo aumento da água.
Leia também: “Japão desfaz lei que permitiu esterilização de 16 mil pessoas ‘para evitar descendência de má qualidade'”
Ondas de 10 e 20 cm?