O Fórum Econômico Mundial (WEF) começa neste domingo, 22, na cidade de Davos, na Suíça. O evento, que reúne políticos, ministros, banqueiros e representantes do setor privado, tem o objetivo de discutir a situação da economia global e como lidar com seus desafios.
A organização espera reunir cerca de 2,5 mil líderes mundiais. Entre os nomes confirmados, está o do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. O ex-comediante fará um discurso por videoconferência amanhã, segunda-feira, 23. Vladimir Putin, por sua vez, não está na lista de convidados. É a primeira vez que o evento não terá representantes russos desde o fim da União Soviética.
Relacionadas
“A agressão da Rússia aparecerá nos livros de história como o colapso da ordem nascida depois da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria”, afirmou o fundador do WEF, Klaus Schwab, em coletiva de imprensa. Ele salientou que Davos apoiará a Ucrânia em sua reconstrução.
No lugar da “Russia House”, local onde os visitantes iam para conhecer os costumes daquele país, Davos pôs a “Russia War Crimes House” (Casa dos Crimes de Guerra da Rússia).
Para representar o Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (PL) enviou os ministros Paulo Guedes (Economia) e Marcelo Queiroga (Saúde).
O fórum, que terminará na quinta-feira 26, também discutirá temas como mudanças climáticas, tecnologia e “desigualdade de gênero”, entre outros.
O Tiririca que deveria participar desse forum de araque. O tema principal será a guerra na Ucrânia. Em que será convocado o mundo inteiro para entrar em guerra contra a Rússia.