Neste ano, o Bird Photographer of the Year, considerado o maior concurso de fotografia de aves do mundo, recebeu mais de 20 mil inscrições. Fotógrafos de todo o mundo concorreram ao prêmio de £ 5.000 (algo em torno de R$ 31 mil). A competição contabilizou mais de 23 mil imagens na edição de 2023 do concurso. A foto de um falcão atacando um pelicano foi considerada a vencedora geral.
O prêmio também tem o objetivo de angariar fundos para a instituição de caridade parceira do projeto, a Birds on the Brink.
Uma das imagens campeãs é a foto de Nicolas Reusens, um fotógrafo espanhol. Ele ganhou na categoria de melhor retrato. Ao concurso, o fotógrafo declarou: “Aventurando-me na floresta tropical, fiquei entusiasmado ao avistar o raro sanhaço-verde brilhante (Chlorochrysa phoenicotis). Depois de horas de espera, vi o pássaro verde vivo em uma folha perfeita em formato de coração. Suas penas brilhantes refletiam uma variedade deslumbrante de cores. Capturei cada detalhe, grato por esse momento mágico em meio ao cenário exuberante da selva”.
Sua foto foi registrada na reserva Mashpi Amagusa, no Equador.
Foto campeã
A fotografia de um majestoso falcão-peregrino atacando um pelicano marrom que havia se aproximado de seu ninho recebeu a medalha de ouro na categoria de comportamento das aves. A foto foi registrada no Estado norte-americano da Califórnia. Esta foi a imagem vencedora geral do concurso. Jack Zhi, fotógrafo dos Estados Unidos, disse: “Durante a época de reprodução, uma fêmea de falcão-peregrino (Falco peregrinus) protege ferozmente seus filhotes, atacando qualquer coisa que se aproxime do ninho. Durante quatro anos, tentei capturar esses raros momentos em que ela atacava grandes pelicanos marrons (Pelecanus occidentalis) com incrível velocidade e agilidade. A perseguição em alta velocidade foi um desafio para a captura de um close-up com lentes longas. A precisão do falcão foi incrível ao atingir a cabeça do pelicano”.