Desde o dia 17 de janeiro, o astronauta sueco Marcus Wandt e mais 3 astronautas estão explorando a Estação Espacial Internacional (ISS). Eles integram a tripulação da missão Axiom 3 (Ax-3), a primeira expedição comercial à ISS composta exclusivamente por astronautas europeus.
A iniciativa é coordenada pela Axiom Space. Os tripulantes chegaram ao destino à bordo de uma nave SpaceX Dragon.
A ISS é um complexo espacial colaborativo em órbita terrestre. A estação foi construída e é mantida por diversas agências espaciais, incluindo Nasa (Estados Unidos), Roscosmos (Rússia), ESA (Europa), Jaxa (Japão) e CSA (Canadá).
Desde a sua construção, em 1998, a estação serve como um laboratório espacial internacional para pesquisas científicas.
Leia também: “Astronauta russo quebra recorde e pode ficar mais de mil dias no espaço“
A 400 km de distância do planeta, Wandt vem compartilhando os registros da expedição em seu perfil do Twitter/X. Pela rede social, ele mostra seu dia a dia na estação espacial e sua visão privilegiada da Terra.
Na expedição, Wandt está conduzindo um experimento de arquitetura orbital. O projeto visa investigar como o desempenho e o bem-estar mental dos astronautas podem ser afetados no ambiente remoto e confinado da ISS.
Confira algumas das fotos capturadas por Wandt:
Astronautas voltam para a Terra nesta semana
A tripulação estava programada para permanecer no espaço por 14 dias, retornando à Terra em 3 de fevereiro. No entanto, devido à instabilidade climática na costa da Flórida, nos EUA, o retorno foi adiado por alguns dias.
A nave da Axiom 3 foi desaclopada da estação nesta quarta-feira, 7. A expectativa é de que os astronautas voltem para a Terra na sexta-feira 9.
Veja mais sobre o Espaço em Oeste