França: depois de 9 meses, termina julgamento por atentados em 2015

Único suspeito ainda vivo pediu desculpas no tribunal. Na época, os ataques mataram 130 pessoas
-Publicidade-
Homenagem às vítimas do ataque na França, em novembro de 2015
Homenagem às vítimas do ataque na França, em novembro de 2015 | Foto: Divulgação/Wikipédia

O julgamento dos atentados terroristas que mataram 130 pessoas em novembro de 2015 em Paris e Saint-Denis, na França, terminou nesta segunda-feira, 27. O processo durou nove meses. A decisão do júri deve ser anunciada na quarta-feira 29.

Um dos principais acusados pelas mortes no Stade de France, em bares da capital e na casa de espetáculos Bataclan é o francês de origem marroquina Salah Abdeslam, 32 anos, que pediu desculpas pelo crime no tribunal. O Ministério Público francês pede prisão perpétua para ele.

“Cometi erros, é verdade, mas não sou um assassino e, se for condenado por assassinatos, vocês cometeriam uma injustiça”, disse o réu, que também pediu novamente desculpas aos sobreviventes e parentes das vítimas. “Alguns dirão que não são sinceras, que é uma estratégia, como se as desculpas pudessem não ser sinceras diante de tanto sofrimento.”

-Publicidade-

Abdeslam é o único suspeito de executar o ataque ainda vivo. Os outros se explodiram ou foram mortos pela polícia. Ele diz que realizou os ataques para forçar o fim das incursões militares da França no Iraque e na Síria.

Durante as alegações finais, os advogados dele afirmaram que a prisão perpétua seria “uma pena de morte social” e uma sentença “excessiva”. Eles destacaram que Abdeslam desistiu de explodir uma bomba presa ao seu corpo na noite de terror. Os investigadores revelam, porém, que o colete explosivo não funcionou e ele fugiu da capital francesa horas após o ataque.

Os atentados de 2015 aconteceram em um contexto de ataques na Europa, enquanto uma coalizão internacional lutava contra o grupo Estado Islâmico na Síria e no Iraque. Milhares de sírios chegavam ao continente europeu para fugir da guerra em seu país.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.