O presidente da França, Emmanuel Macron, prometeu fornecer tanques e veículos blindados à Ucrânia. Ele fez a promessa nesta segunda-feira, 15, durante reunião com o presidente do país localizado no Leste Europeu, Volodymyr Zelensky.
No encontro, Macron disse que pretende contribuir com a segurança da Ucrânia. “Vamos treinar e equipar vários batalhões ucranianos com dezenas de veículos blindados e tanques leves, para ajudar a proteger a população dos ataques russos”, salientou.
O presidente da França ressaltou a importância de investigar os possíveis “crimes de guerra” cometidos pelos russos e afirmou que está trabalhando para a criação de um tribunal. “O Centro Internacional para Processamento do Crime de Agressão contra a Ucrânia deve ser lançado o mais rápido possível”, informou.
Macron também homenageou a população ucraniana e as Forças Armadas daquele país. “Vocês não estão apenas defendendo a sua nação, atacada pela Rússia”, disse. “Mas também estão contribuindo para a segurança do nosso continente, a Europa.”
Presidente da França declara apoio à Ucrânia
No Twitter, o presidente da França postou uma foto abraçando Zelensky. Ele afirmou que os ucranianos podem contar com total apoio dos franceses. “Em nome da nação francesa e em meu nome, garanto que vocês podem contar com o nosso apoio, amizade e irmandade”, ressaltou.
Interessante. A França, que defende a paz, harmonia e defesa de leões, girafas e elefantes na Amazônia, não se importa com os ianomâmis que estão morrendo e quer participar de uma guerra entre Ucrânia e Rússia, para matar maior gente. Cadê a coerência senhor Macron Doce de Côco?