Nesta terça-feira, 28, o Ministério da Agricultura da França informou ter detectado um surto de gripe aviária em uma fazenda de perus na região noroeste do país europeu. A confirmação do surto acontece em meio a uma onda sazonal de infecções que atinge a Europa.
O surto foi registrado numa região da Bretanha, noroeste da França, e é o primeiro caso confirmado em uma granja do país nesta estação. O caso ocorreu próximo ao local no qual uma ave selvagem infectada havia sido encontrada, ainda de acordo com o ministério francês em comunicado oficial.
Aves selvagens
Nos últimos dias, diversos casos de aves selvagens contaminadas foram registrados, informou a pasta de Agricultura da França. Isso fez com que o governo do país elevasse o nível de alerta nacional de gripe aviária da categoria de insignificante para moderada.
O governo francês confirmou que diversos bandos de aves domésticas em áreas potencialmente expostas ao contato com aves selvagens terão de ser confinados em ambientes fechados.
Centenas de milhões de aves abatidas
Em função das consequências da gripe aviária, centenas de milhões de aves foram abatidas no últimos anos a fim de conter o avanço da doença. Geralmente, o vírus da gripe aviária atinge a Europa durante os meses de outono e inverno. O vírus foi detectado recentemente em fazendas de países como Alemanha, Holanda, Itália, Croácia e Hungria.
A doença tem interrompido o fornecimento de carne e ovos de aves. Assim, para combater a doença que tem feito o preço de produtos animais dispararem em algumas partes do mundo nos últimos anos, o governo da França iniciou uma campanha de vacinação contra a gripe aviária no início de outubro.
A campanha francesa inicialmente se limita aos patos, que são os animais mais vulneráveis ao vírus da gripe. Estes animais foram os responsáveis por apenas 8% da produção total de aves no território francês no ano de 2022.