Nesta quarta-feira, 11, um britânico foi preso na Alemanha acusado de fazer espionagem para a Rússia. O homem trabalhava na embaixada britânica em Berlim. Através do departamento de Antiterrorismo da Scotland Yard, o governo do Reino Unido identificou o agente apenas como David S. e confirmou a detenção.
Leia também: “Presidente da França troca de celular por suspeita de espionagem”
As primeiras informações oficiais indicam o envio de documentos secretos alemães para um “oficial de Inteligência de Moscou” em troca de uma quantidade “imprecisa” de dinheiro.
“Em pelo menos uma ocasião, o homem passou documentos que tinha obtido ao longo das suas atividades profissionais a um representante de um serviço de informações russo”, afirma um juiz em despacho. Ainda hoje, David S. deve se apresentar perante o magistrado, que definirá se ele irá para o regime fechado.
Pois, então! A política internacional “diventa buonna” como nos velhos tempos da “guerra fria”. Breve, teremos de volta bons filmes e livros de 1a. linha, no que tange à espionagem internacional. Nem tudo está perdido. Bons escritores e cineastas hão de salvar-nos da mesmice cultural em que nos metemos. Um pouco de diversão, pois que não suportamos mais tanta canalhice!