O furacão Ian atingiu nesta terça-feira, 27, a Província de La Coloma, no oeste de Cuba, informou o Instituto de Meteorologia Cubano. Os primeiros ventos fortes começaram na noite anterior, quando autoridades emitiram alerta para que quase 40 mil moradores fossem evacuados da região.
Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), o fenômeno foi classificado de categoria 3, em uma escala de cinco etapas. Os ventos chegaram a 185 quilômetros por hora (km/h), com rajadas máximas de até 200 km/h.
A previsão é que a tempestade se fortaleça e siga para a costa da Flórida, nos EUA, onde os moradores já estão estocando suprimentos. No domingo 24, o governador do Estado, Ron DeSantis, declarou alerta de emergência em 67 condados. “Esperam-se intensas chuvas, fortes ventos, rápidas inundações e inclusive tornados isolados”, afirmou.
O furacão de categoria 3 causou destruição de casas, queda de árvores e bloqueios de vias pelo caminho. Câmeras externas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), registraram o fenômeno.
O avanço do furacão pelo Golfo do México levou a Nasa a recolher o foguete da missão Artemis-1 da plataforma de lançamento na Flórida. A previsão é que o local sofra com os impactos dos ventos e das chuvas.
A Artemis-1 é a primeira de uma série de missões que pretendem levar seres humanos à Lua. O recolhimento do foguete deve começar à meia-noite no horário de Brasília.
Awesome! Its actually amazing piece of writing, I have got much
clear idea about from this piece of writing.