Um homem que estava em um barco na costa da Flórida durante a passagem do furacão Milton ficou à deriva no Golfo do México em cima de um pedaço de isopor.
Ele foi encontrado nesta quinta-feira, 10, por um helicóptero da Guarda Costeira dos Estados Unidos. A aeronave resgatou o náufrago (assista vídeo abaixo).
+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste
As autoridades não divulgaram a identidade do homem que estava a uma distância de 48 quilômetros de Longboat Key, em Sarasota. Foi neste ponto que o furacão Milton tocou o solo na quarta-feira 9.
Conforme declarou a Guarda Costeira, o barco em que o sobrevivente estava virou em razão da violência do mar. Na região, a Marinha norte-americana registrou ondas com mais de 8 metros de altura.
Antes de naufragar, o homem conseguiu pedir socorro por rádio, mas já era tarde demais para que os serviços de emergência saíssem ao mar.
Na quinta-feira 10, as equipes retomaram as buscas e o localizaram à deriva, agarrado ao isopor. Para resgatá-lo, um mergulhador desceu com uma corda e conseguiu transportar o homem ao helicóptero que fazia as buscas.
Os agentes socorristas o levaram até o Hospital Geral de Tampa. Segundo a Guarda Costeira, o náufrago segue em observação, mas em bom estado de saúde
A passagem do furacão Milton, que atingiu a Flórida na noite de quarta-feira, deixou um rastro de destruição devido aos fortes ventos, tempestades e inundações. Pelo menos 16 pessoas morreram, segundo autoridades locais.
Furacão: 3 milhões de imóveis sem energia
Antes mesmo de tocar o solo, por volta das 21h30 do dia 9 ( horário de Brasília), a aproximação de Milton à Flórida havia causado diversos estragos.
Pessoas de várias partes da região relataram tornados relacionados à tempestade, que destruíram casas e derrubaram árvores. A chuva alagou ruas e mais de 3 milhões de imóveis ficaram sem energia em todo o estado.
Leia também: “Furacão Milton: número de mortos durante tempestade sobe para 16”
O furacão perdeu força ao longo da madrugada enquanto avançava pelo continente. Na manhã de quinta-feira o núcleo do furacão seguiu em direção ao Oceano Atlântico.
O fenômeno foi rebaixado para a categoria de ciclone pós-tropical. A previsão do Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês) é que continue enfraquecendo ao longo dos dias.