Sharbat Gula, a “garota afegã dos olhos verdes”, conseguiu fugir do Talibã e chegou à Itália em segurança. Ela está contando com o apoio do governo italiano, tanto na fuga como no processo de adaptação a seu novo país.
Relacionadas
Sharbat se tornou famosa no mundo inteiro em 1984, quando foi fotografada por Steve McCurry para uma capa da revista National Geographic. Na época, Sharbat Gula era uma jovem refugiada que vivia no Paquistão.
Trinta anos depois, Sharbat foi presa pelas autoridades paquistanesas, que a acusaram de viver no país com passaporte falso. Já uma mulher adulta, foi levada até Cabul, onde o presidente do Afeganistão a recebeu no palácio presidencial como uma personalidade famosa e entregou a ela as chaves de um apartamento na capital.
Agora, o Talibã voltou ao poder e Sharbat teve de fugir de novo, dessa vez para a Itália, que já aceitou centenas de refugiados afegãos.
Pra mim a capa dessa revista esquerdista tenta expressar: “ANIMAL RARO SOFRE RISCO DE SER EXTINTO”
Não são 40 anos. Na verdade de 1985 para 2021, se deram 36 anos.
Oi Erika. Temos um erro mesmo aí, a fotografia foi feita em 1984 e 30 anos depois, em 2014, Sharbat Gula foi presa no Paquistão. E não 40 anos, como estava na matéria, já corrigida. Obrigado pela observação!
A idade é uma m….
Acho que não tem haver a idade, mas o jeito de vida que ela levou. Lógico que uma pessoa com posses tem como se cuidar e a aparência transparece jovialidade. Ela tem olhar de sofrimento e de uma vida cheia de violências… Se levar ela a um salão de beleza, lojas para se vestir melhor e emagrecendo, poderá ficar belíssima na visão materialista.