As Forças de Defesa de Israel (FDI) divulgaram nesta terça-feira, 13, imagens do principal líder do Hamas em Gaza, Yahya Sinwar, em um túnel na cidade de Khan Younis, ao sul da Faixa. As imagens são de 10 de outubro, três dias depois do massacre sem precedentes protagonizado pelos terroristas.
Além de Sinwar, no vídeo obtido a partir de uma câmera de vigilância interna encontrada pelos soldados israelenses, também aparecem o irmão dele, Ibrahim, os filhos pequenos e uma de suas esposas.
Sinwar é considerado por Israel como sendo “o cérebro” dos ataques de 7 de outubro.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
A cidade de Khan Younis é justamente onde o serviço de inteligência israelense tem concentrado as tropas terrestres na busca pelo terrorista. “A caçada não vai parar, até que o peguemos, morto ou vivo”, afirmou o porta-voz das FDI, contra-almirante Daniel Hagari, ao exibir o vídeo durante uma coletiva de imprensa.
Túnel foi construído sob cemitério
Hagari explicou que o túnel, construído sob um cemitério, estava em boas condições, com comida e banheiros. Os soldados também encontraram cofres com fundos pessoais de milhões de shekels (a moeda de Israel) e dólares em dinheiro. De acordo com as FDI, nesta galeria residiam altos-comandos do Hamas logo após o início da guerra.
Leia também: “Israel revela identidade de jornalista a serviço do Hamas”
Ainda segundo as FDI, no lugar também havia quartos e o escritório do comandante do Batalhão Oriental da Brigada Khan Younis, de onde Sinwar dirigiu o ataque em 7 de outubro. A construção tinha conexão para outros túneis onde reféns foram mantidos em cativeiro.
Israel prendeu familiares de chefes do Hamas
No início do mês, os militares israelenses prenderam parentes de membros do alto escalão do Hamas, incluindo familiares de Sinwar. Hagari contou que os detidos estão colaborando com muita informação ao Shin Bet, a agência de segurança interna de Israel.
Leia também: “Encontrados túneis do Hamas sob agência da ONU”
Vamos que vamos, devagar tambem é pressa.
Aniquilem esses vermes terroristas