Nesta segunda-feira, 29, o ator francês Gérard Depardieu foi detido na polícia judiciária de Paris, na França, onde foi intimado a comparecer para prestar esclarecimentos. Ele foi acusado de agressões sexuais por duas mulheres.
Segundo a agência de notícias AFP, os casos teriam ocorrido em 2014 e 2021. Na primeira denúncia, uma decoradora que trabalhava no set de filmagem do filme Les Volets Verts, estrelado por Depardieu, relatou ao site Mediapart que o ator fez comentários indecentes e depois a “agarrou brutalmente” e “esfregou sua cintura, a barriga, até os seios”. O assédio teria ocorrido em 2021.
Leia também: “Vídeo: ‘Capitão Nascimento’, Wagner Moura grava vídeo em apoio a MST”
Na segunda acusação, uma ex-assistente de direção denunciou episódios semelhantes ocorridos em 2014. A suposta agressão aconteceu durante as filmagens do curta-metragem Le Magicien et les Siamois, de Jean-Pierre Mocky. Ela tinha 24 anos. O ator nega as acusações.
Em um artigo publicado no jornal francês Le Figaro em outubro do ano passado, ele declarou “nunca, jamais” ter abusado de uma mulher. Depardieu também lamentou o julgamento público ao qual foi submetido, afirmando que sua única defesa é sua palavra diante do que chama de “tribunal midiático”.
Quem é Gerárd Depardieu?
O ator já fez mais de 200 filmes no cinema e na televisão e é um dos atores franceses mais conhecidos do mundo. Ele interpretou personagens como Cyrano de Bergerac, Cristóvão Colombo, em Alad’2, e Obélix, em Asterix e Obélix.
Pai de quatro filhos, entre eles o ator Guillaume Depardieu, morto em 2008. Ele também está frequentemente envolvido em polêmicas.
O presidente russo, Vladimir Putin, concedeu-lhe cidadania russa no início de 2013, e, em 2019, o ator se converteu ao cristianismo ortodoxo.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste