O jornalista americano Glenn Greenwald criticou, na última sexta-feira 13, a censura imposta no Brasil a comunicadores e políticos por ordens do Supremo Tribunal Federal (STF). O comunicador, radicado no Brasil desde 2005, questionou os recentes bloqueios judiciais impostos nas redes sociais a personalidades públicas. O empresário Elon Musk também afirmou estar preocupado com a situação no país.
O podcaster Monark, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL/MG) e a influenciadora digital Bárbara Destefani, do canal Te Atualizei, foram punidos por ordens do ministro Alexandre de Moraes, do STF, com o bloqueio das contas no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.
Em seu programa System Update, exibido na plataforma Rumble, Greenwald alegou que teve medo de relatar a censura ocorrida no Brasil por temer retaliações. O jornalista disse que passou horas discutindo com advogados e consultando leis brasileiras para garantir que poderia veicular a reportagem, sem ser alvo de perseguição.
O comunicador afirmou que jamais passou por situação semelhante em toda a sua carreira. No programa, ele leu documentos oficiais do STF, obtidos com exclusividade, com as determinações impostas contra os influenciadores.
“Devo dizer como alguém que já fez reportagens em vários países e confrontou vários governos, nunca houve um caso em toda a minha carreira jornalística em que me vi hesitando antes ao criticar um funcionário político”, afirmou. “A maneira como me encontro, às vezes fico hesitando quando vou questionar ou criticar os poderes exercidos por este determinado juiz Alexandre de Moraes. É um aparato repressivo e ameaçador”, completou.
Greenwald enfatizou a censura imposta ao deputado Nikolas Ferreira. “Nikolas Ferreira recebeu 1,4 milhão de votos em seu Estado. Foi o maior número de votos que qualquer candidato ao Congresso no Brasil recebeu em 2022. Existem dezenas de milhares de pessoas que concorrem ao Congresso em todo o Brasil a fim de se tornar um membro do parlamento”, disse. “E agora por ordem do Supremo Tribunal Federal, apesar de não haver julgamento e sem ser notificado, Ferreira está proibido de aparecer em essencialmente todos os sites de mídia social que tenham qualquer audiência por ordem de um único juiz da Suprema Corte eleito por ninguém”, criticou.
Glenn Greenwald escancara para o mundo a perseguição que Nikolas Ferreira está sofrendo por Moraes.
LEGENDADO pic.twitter.com/a2ZnuTnu4k— Gustavo Gayer (@GayerGus) January 14, 2023
Críticas de Elon Musk
O dono do Twitter, Elon Musk, também criticou a censura imposta no Brasil pelo STF. Ele respondeu a uma publicação de Glenn Greenwald ao comunicar a decisão de Alexandre de Moraes.
“Isso é extremamente preocupante”, disse Musk.
This is extremely concerning
— Elon Musk (@elonmusk) January 14, 2023
Fdjjfjf djjrjrjr i4u4e 🤐
Quem diria? Está é mais uma prova que as coisas podem mudar. Gleen, o ídolo da esquerda tupiniquim acordou!
Vocês civis…precisam entender de uma vez por todas! MILITARES somente gostam mesmo de suas mães e cavalos ou cachorros…NÃO GOSTAM de civis…da volatilidade dos pensamentos civis…pois ora clamam depois amaldiçoam. Não são confiáveis em suas “ideologias” e adoram serem enganados pelo discurso vitimismo da esquerdalha…mesmo mostrando os relógios de 98 mil reais, as canetas de 30 mil reais e os vinhos de 11 mil reais usados e degustados por esses marginais corruptos que não tiram o pobre da boca em seus discursos **** . Sermos taxados de direita, de conservadores..POR ODIAR corrupção, bandidos e mentirosos É de uma canalhice política ÍMPAR, dignas dos facistas stalinistas … CONSERTEM ISSO JÁ
Eu entendo a posição dos militares. Passaram 20 anos sendo escorraçados, até dizer chega. Foi um festival de ignorância, partindo do próprio povo, inconsequente. Quem tem vergonha na cara jamais volta a ocupar cargos públicos. O que fizeram com os militares só tem um nome: canalhice. E isto nunca será esquecido, e não deve ser esquecido. Os militares têm vergonha suficiente pra jamais assumirem posto algum no mundo civil.
O Verdevaldo é coerente: defende a liberdade de informação sempre. Não foram os áudios vazados por ele (e que em nada desacreditava a Lava Jato) que nos prejudicou: foi a justiça validar prova ilegal, e toda uma lista de ilegalidades, além de escolhas infelizes do residente (Aras e Nunes Marques).
A espera da posse dos novos deputados e senadores. Vamos ver se realmente honrarão as pessoas que neles votaram.
Nefasto momento de luto e medo de falar o que se pensa. Compromete a si e à outrem.
Meu temor é se o STF aprontar alguma coisa antes de 01/02, dia da posse dos novos deputados federais e senadores. O Pinóquio de São Bernardo ODEIA oposição ao desgoverno dele.
Depois que o STF acatou as “provas” contra a lava jato, obtidas ilegalmente, por esse senhor, tudo desandou.
Deve estar ocorrendo um jogo muito pesado, pra esse chantagista estar se posicionando.
Muuuuita gente de rabo preso, com medo que abram o portão do inferno.
Ingenuidade quem acha que esse jornalista estrangeiro está defendendo liberdade de expressão. Na verdade esta pressionando o ministro a mando do ladrão. O ladrão tem medo de ser tirado e o xuxu assumir no futuro. Caso essa pressão não funcione, esse jornalista tem os áudios da vaza jato que descondenaram o ladrão e podem complicar a vida de muitos ministros supremos.
De advogado, Alexandre de Moraes vai acabar se tornando um juiz de sangue, se a direita bolsonarista não baixar a guarda. Lula vai ter de comer o pão que o diabo amassou para agradar a elite globalista que o elegeu. Portanto, fiquem espertos porque no Brasil vocês já estão ferrados, portanto não queiram aumentar o sofrimento.
O Mal por si se destrói. Se este governo for mau, terminará em 2026; se for Bom, se estenderá, é claro. O que é preciso é acompanhar a governança, e não as ideologias (as ideologias estão por aí, e não há como freá-las mais, em pleno século das transformações).
Uma palavra desalentadora quanto ao Conservadorismo: O Conservadorismo se perdeu no passado. Foi esquecido. Somente uma hecatombe poderia por o conservadorismo na linha de frente. Dagora em diante é isto que vamos ver, e só está no começo… Você, conservador, ainda não viu foi nada!
Esse sujeito foi aquele FDP q abriu a porta para este estado de coisas q vivemos agora. Caso não se lembrem foi através do seu intercept q roubaram as msgs do grupo de procuradores da lava jato. Estas msgs foram parar nas mãos sujas do “supremo” gerando uma avalanche de narrativas e culminando na soltura e candidatura do vagabundo de 9 dedos. O resto já sabemos.
O mundo só vai tomar providências quando o Alexandre de Morais mandar executar os primeiros…
Só com uma guerra civil vamos mudar o rumo que a nossa nação está tomando!
* Luciano ….. lembro que Danton e Robespierre radicais da revolução francesa que mandaram o rei, nobres e elites de França para a sagrada e piedosa guilhotina perderam suas cabeças nela … esta gente esquece que menino que brinca com fogo mija na cama.
Inacreditável não haver reações efetivas a essas ações arbitrárias e danosas a democracia e a liberdade. Aqueles que realmente possuem algum poder para enfrentar os fascistas e ditadores de plantão, se esquivam ou se escondem. São covardes.
Quando um jornalista declaradamente de esquerda ,se posiciona contra a censura é que ela extrapolou todos os limites!!!
Glenn Greenwald, conhecido no fazendão por Verdevaldo (VV) tem uma certa popularidade nos EUA. No Brasil ficou famoso por escarafunchar a operação lava jato sem provas válidas para acachapar o então presidente. O efeito secundário foi alimentar o STF com material para corroborar este ataque.
O conteúdo de suas matérias revela um baixo conhecimento geral e uma ética no mínimo questionável.
Triste que tenhamos que recorrer a referências deste baixo calão.
Mas é assim: o resto do mundo não está ligando para o Brasil. Se estivesse o Brasil não seria o que é. E o Brasil só é o que é porque tem o povo que tem. O mundo só gostou do Brasil quando tinha o Pelé a Maria Esther Bueno a Marta Rocha o Pitanguy e a bossa nova. Mas isso foi a 70 anos atrás! Depois disso os militares positivistas trataram de cultivar uma cultura comunista que nunca mais poderá ser erradicada. Perdeu mané.
Realmente é um absurdo que um único homem possa impor suas ordens,livre de contestação e críticas das demais autoridades e consiga calar a empresa que se encontra refém dele.
It’s extremely outrageous and toxic to any native being in Brazil.
— Daniel BG (@Dan60taiada) January 15, 2023
Em resposta a
This is extremely concerning
— Elon Musk (@elonmusk) January 14, 2023
Discordo por princípio do jornalista Glenn Greenvald em outros temas, mas, respeito sua liberdade de escolha. Como professional, é jornalista authentic e coerente. Nos EEUU tem dado entrevistas para o “terrivemente” conservator talk show de Tucker Carlson da Fox e ano passado já criticava a censura no Brasil. Inclusive, falando que Bolsonaro e os conservators estavam sendo censurados.
“O cala boca já morreu”, de uma ministra do STF, foi apenas um oportunismo de ocasião..
Alexandre de Moraes é um caso de polícia!!!
E de saúde mental! MEGALOMANIA!
O maduro ja contatou o lula pra se unirem em um grupo das nações vermelhas da america latina com a russia e a china de lideres. Ja viram o que o putin faz com os lgbt? Sangue, prisão e porrada pra todo lado, a gente vai sofrer e eles mais ainda. Por isso Ele deve estar preocupado.
Se o atual mandatário tiver essas intenções, vamos ver um grande percentual da população arrependida…
A censura e insegurança jurídica sendo expostas ao mundo. Bravo, cabeça de ovo! Façam o L, esquerdosos sem escrúpulos.
Aqui no Brasil não dá mais pra falar nada com liberdade que vem chuva de escárnio e malvadeza.
E os homens de glúteos avantajados das nossas Frouxas Armadas, continuam prestando continência para o ladrão
Será que depois desses alertas preocupantes, dessas personalidades internacionais, o Alexandre de Moraes vai se tocar de que é um tirano? E os demais ministros do STF, vão continuar balançando a cabeça para esse sujeito? Não é por acaso que um grande jornal americano já havia acertado sobre as arbitrariedades do referindo ministro.
Cadê a imprensa daqui? Estão com medo?
Correção: “alertado”
Estão silenciadas,sendo processadas,perdendo monetização… Quem “ousa” citar o nome de alguém do atual “dês”governo sobre retalhação.
Só a censura?
Então não sabem das prisões?
O Glenn do IntercePT? Fala sério.
Ditador de toga que está perseguindo todos da direita, sem qualquer motivo que justifique! Uma vergonha e o pior é que outros nove ministros têm referendado essas aberrações jurídicas!
O Glenn regou essa árvore. Fato!
Greenwald acorda bobão neste galinheiro são os ditadores que impõem ao povo suas taras insanas se arvorando democratas oprimindo tolos … democracia não se insinua vive-se.
Talvez o Chapolim Colorado poderá nos salvar, pq as FFAA revelaram sua cara vermelha.
Tenho medo de comentar!!!
Esse é o comentário!
Concordo
O tirano togado está ficando famoso internacionalmente. Vergonhoso o STF qdo deveria respeitar a Constituição impõe censura dizendo q é p defender a democracia. Pura hipocrisia, o q querem é cercear a liberdade de expressão, prender , processo legal não existe breve em conluio com o Governo Federal seremos uma Venezuela ou Cuba. Parabéns STF pelo país passar por essa vergonha. DITADURA
Espero que graças ao Glenn um pouco da verdade consiga sair do Brasil e atinja à opinião internacional , ou sera que ele também sera censurado? pois o próprio Elon Musk anda sendo vitima da censura e das não verdades das mídias internacionais .