A nova ofensiva contra perfis nas redes sociais

Bárbara Destefani, Paula Marisa, Monark, Nikolas Ferreira e José Medeiros tiveram suas contas retidas
-Publicidade-
Diversos perfis de deputados e influenciadores foram derrubados por decisão judicial | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Diversos perfis de deputados e influenciadores foram derrubados por decisão judicial | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por determinação judicial do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, diversos perfis foram retirados do ar nesta sexta-feira, 13. Entre os mais influentes, estão a professora Paula Marisa e os influenciadores digitais Bárbara Destefani e Monark.

Segundo o jornalista norte-americano Gleen Greenwald, “o regime de censura no Brasil está crescendo rapidamente”. Ele considerou a medida “chocante”, visto que a determinação atinge diversas plataformas de mídia social, como Instagram e Twitter.

“Não posso dimensionar quão chocante e perigosa é essa nova ordem de censura”, escreveu o jornalista, no Twitter. “É do mesmo juiz que até o New York Times vem pintando como autoritário: Alexandre de Moraes. Leia este artigo do NYT. Foi a partir de setembro.”

-Publicidade-

Com exclusividade, a professora Paula Marisa disse a Oeste que não foi notificada previamente da censura de seus perfis. “Nunca preguei intervenção militar, nunca incentivei os acampamentos; muito pelo contrário”, afirmou. “Realmente, não sei qual critério foi utilizado.”

Segundo a professora, seu canal no Telegram também foi bloqueado. “Vão derrubar todas as minhas redes, e eu não sei o porquê”, disse. “É o meu trabalho.”

Notificação do Twitter enviado a professora Paula Marisa nesta sexta-feira, 13, minutos antes de tirar o perfil do ar

Os perfis Te Atualizei, de Bárbara Destefani, também foram retirados do ar sem comunicação prévia. Ela contava com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e mais de 2 milhões no Twitter.

Bárbara conversou com Oeste e explicou que não foi sequer notificada. “Na parte da manhã, meu Instagram estava retido no Brasil — sem nenhum tipo de explicação”, salientou. “Não tem como a gente pedir vistas ao processo, porque não existe nenhum número de processo. Não fomos sequer notificados de nenhuma coisa, como se o processo não existisse. A gente não sabe nem de onde veio essa ordem de derrubada. Agora, no fim do dia, meu Twitter também caiu. O que está ocorrendo é a censura em massa da oposição, assim como acontece em todos os regimes ditatoriais.”

Os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e José Medeiros (PL-MT) também tiveram seus perfis retirados do ar nesta sexta-feira.

José Medeiros conversou com Oeste e, segundo ele, a liberdade de expressão e a imunidade parlamentar, que protegem os congressistas por “quaisquer palavras ou votos”, foram banidas do Brasil.

“A direita tem o direito de ficar calada”, criticou o parlamentar. “Tudo o que disser poderá e será usado contra você. É surreal que estejam usando expediente dessa natureza para calar quem pensa diferente, ao passo que alguém como André Janones faz o que quer. É a constatação que a imunidade parlamentar e a liberdade de expressão foram banida.”

Leia também: “Twitter censura mais três contas no Brasil”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

38 comentários Ver comentários

  1. Pessoal, tem dois lados a serem vistos nesta história: no caso dos influencer é ruim, pois tira a liberdade de expressão e também o ganha pão dessas pessoas. Mas, no caso dos políticos da direita pode ser bom, pois esses políticos ficam nas redes direto e não se articulam, por isso são abatidos com tanta facilidade. Redes sociais são meios de falar a bolha, não alcançam o restante da população, esse políticos precisam se articular e ocupar espaço, principalmente na mídia. Fecham por exemplo a incapacidade dos filhos eleitos de Bolsonaro em articular e forma um núcleo de políticos em torno deles, a causa disso é a obsessão por falar para seu próprio público.

  2. Carta de Luladrão à Revista Oeste:

    A todof of vornaliftaf da Revifta Oefte: eu goftaria de divêr que eu nun têiu língua prêva, que iffo é túdu mintira. Goftaria também de divêr que eu fô inofênti, não robêi a Petrobráif, nem a Eletrobráif, nem o BNDEF, nem o fítio de Atibaia, nem o tripéks do Guarujá, nem o apatamêntu de Fão Benádo, nem o Inftituto Lula, nem a conta na Fuífa (na Zoropa). Iffo túdu é facanávi duf meuf amígu currúptu, eu num fabía di nada diffo. É facanávi também do Férfio Môru, aqueli fuíf fiadaputa de Curitiba, onde fiquei doif ânuf prêvo naquêli frio abfurdo abafo di féro. Agora que o Effeteéfi (STF) mi foltô, eu fô inofênti e nun dêvo maif nada, péffo prus tôdof of leitôref da Revifta Oefte qui acrediti nimim e apoiem meu guvêunu. Maf fi não quifé apôiá eu e o PT, e ficá difêndo qui teve fráudi nazurna, então fai tomá nukú tudumundu, feuf fafifta du caraio. Nunquéru fóto de ninguêim, eu quero é diêro dufêif, bando de trôfa! Bêjo no coraffaum dufêif, e vai Curíntia !!!

  3. A censura geral de conservadores, ou ditos de direita, libertários, defensores de liberdades individuais, etc. não é um fenômeno apenas brasileiro.

    Vem ocorrendo no mundo inteiro e cada vez com mais força.

    Bem que aqueles cientistas avisaram que o objetivo da DARPA quando criou a Internet neste modelo hierárquico de estruturação que ela tem, seria para chegar neste mesmo patamar de controle e censura de hoje, depois que todo o planeta estivesse dependendo dela.

    Como o traficante que manda o distribuidor de drogas dar umas amostras grátis para o povão.

    E depois que vicia, vira refém.

    —–> https://stopworldcontrol.com/ <—–

  4. As nossas FFAA são, de fato, “FARSAS ARMADAS” e vão continuar assistindo a essa desmoralização vertical da República, e tudo bem ?!?!… VERGONHA !!!

  5. “A palavra torna o homem livre. Quem não é capaz de se expressar (ou é impedido de fazê-lo) é um escravo”.

    Ludwig Feuerbach, 1804 – 1872, filósofo alemão.

  6. *Lista de Pessoas censuradas STF

    1: Monark
    2: Paula Marisa
    3: *Nikolas Ferreira (PL-MG)
    4: *José Medeiros (PL-MT)
    5: Barbara Té Atualizei
    6: Rodrigo Constantino
    7: Allan dos Santos
    8: Paulo Figueiredo
    9: Bernardo Kuster
    10: Fernando Conrado
    11: Luciano Hang
    12: Zoe Martinez

    […]
    Adicione outras que não estiverem na lista

  7. ENQUANTO ISSO, OS MILICOS CONTINUAM PREOCUPADOS EM NÃO ESQUECER O SAQUINHO PLÁSTICO PRA PASSEAR COM SEUS POODLES E VER SE O PIJAMA DE CETIM NÃO ESTÁ AMASSADO.

  8. Lula féde a cadeia desde à década de 80, camburão do Dops, adorava ele. Essa juventude de hj sabe disso! As greves gigantesca no ABC paulista, quem agitava!Luís Inácio Lula da Silva, ele mesmo. Portando a juventude de hj estudou o Curriculum desse larápio.

  9. Pode criticar sem o risco de ser “guilhotinado” pelo Robespierre brasileiro (quis usar outro adjetivo, mas o medo impera neste país)?

  10. Não vai adiantar nada, as pessoas de bem que seguem essas pessoas de bem só vão ter mais certeza de que algo de podre ocorreu nas eleições de 2022, já que ocorre imenso esforço para calar quem dúvida do resultado.

  11. É para toda a direita abandonar o país? Será que é isto que está agora implícito? Sabe-se que não teremos as vozes conservadores na câmara e senado, esse criminoso de toga irá calá-las.
    É para sairmos do país e deixá-lo todo para os esquerdistas? O que mais nos resta após a traição das forças armadas?

    1. Em países comunista as pessoas têm dificuldades para sair, ao contrário dos outros em até vistos para entrar é difícil. ESTAMOS NO PIOR MOMENTO DA NOSSA HISTÓRIA!!!

  12. Em pleno regime militar,num concurso de oratória do meu colégio,fiz um discurso honesto,porém,contundente contra o regime.Um dos jurados era coronel do exército.No final,ele veio me parabenizar.Se fosse hoje, sairia preso e debaixo de pancada.

  13. É isso aí, perdeu o mané…. “quem perdeu fica quietinho”… *vou complementar com mais:
    -calem a boca, se reclamar eu prendo.
    – não tem nenhum macho para me enfrentar..
    – político é tudo cagão, quer roubar sem ser incomodado. Se não for um desses, eu silencio multo e prendo.
    -Forças Armadas são um bando de folgado de pijama..
    – A policia federal é a zona e eu sou a cafetina..
    – O brasileiro é muito acomodado então vou fazer o que eu quero e ninguém vai me impedir, nada está acima de mim.
    – Como disse um político aí, basta um cabo e um soldado para resolver o problema, mas ninguém quer enfrentar a treta, tá ruim mas tá bom.
    – O bonner tem razão e quem contráriar vai pedir desculpa ao vivo com a Fátima no colo
    – Se tentar fugir do pais cancelo seu passaporte.
    -minha careca é a prova de bala, então tô tranquilo

    1. Ganhou a mortadela da semana ja? Ou o site fuxico do Uol tá tão ruim assim que você veio aqui passear e encher o saco… esquenta não logo a miséria vai chegar em você e o seu querido ladrão de estimação vai mostrar a que veio aí meu amigo vai mendigar para tentar comprar mortadelazinha do dia e eu vou dar um pisao bem gostoso no pescoço do comunista

      1. Verdade.
        Existem 2 tipos de esquerdistas o que se acha intelectual e o emburrecido , qual a diferença? O emburrecido é um ignorante sem maldade, que adora o dito cujo porque acredita nas promessas dele. O outro usa a inteligência para o mal., porque gosta de sangue, não acredita em Deus e a foice é a sua ferramenta.
        A esquerda de um modo geral já deu início ao seu plano maquiavélico acabar com educação na base, assim terão a maioria emburrecido e num futuro próximo quase todos alienados.

    2. Propagadores de mentiras são globo, uol, folha, Estadão e o próprio criminoso Alexandre de Mussolini. Esse nazista de merda chega a afirmar que o Lulitler ganhou a eleição. MENTIRA! EU COMPROVEI PESSOALMENTE QUE AS URNAS ESTÃO FRAUDADAS. QUEM GANHOU COM MAIS DE 60% FOI O BOLSONARO. ISSO É MATEMÁTICO. É SÓ BAIXAR E ANALISAR OS ARQUIVOS GERADOS PELAS URNAS.
      O que a esquerdalha quer com essa violência toda é tomar a presidência à força e manter todos os que reclamarem calados e em campos de concentração.
      E os sem caráter que votaram neles não passam de NAZISTINHAS. O povo está revoltado e coberto de razão. E os esquerdopatas são tão estúpidos que estão chamando pra briga. Isso vai acabar em guerra civil. Por sorte as pessoas dw bem são em muito maior número que a petezada, e tem mais armas também. Que venham então, imbecis.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.