Acordo foi anunciado após horas de reuniões; 130 bilhões de euros e a diminuição do Imposto de Valor Agregado possuem o objetivo de reativar a economia alemã
A coalizão que sustenta o governo de Angela Merkel na Alemanha concordou com um pacote bilionário para reativar a economia do país após a pandemia do coronavírus.
Em coletiva de imprensa após reuniões ao longo da noite, Merkel disse que o pacote pode chegar a 130 bilhões de euros e inclui uma diminuição na alíquota do Imposto de Valor Agregado (VAT), com o objetivo de incentivar o consumo.
Veja também: “Alemanha entra oficialmente em uma recessão profunda”
“O tamanho do pacote deve chegar a 130 bilhões de euros para os anos de 2020- 2021. 120 bilhões serão gastos do governo federal”, afirmou Merkel. “Nós temos um programa de estímulo econômico, um programa para o futuro”, concluiu a chanceler, informa a agência de notícias Reuters.
Esse pacote segue o programa de resgaste de 750 bilhões de euros que foi aprovado em março pelo parlamento da Alemanha em meio à crise causada pela pandemia.
Mais: “Lufthansa aceita pacote de ajuda do governo alemão”
O VAT sofrerá uma redução de 19% para 16%. A medida ficará em vigor por seis meses a partir do dia 1° de julho. Para o setor de hospitalidade, que engloba a área do turismo, restaurantes, lazer e eventos, o VAT irá para 5% pelo mesmo período.