O ministro da Economia da Argentina e candidato à presidência, Sergio Massa, ameaçou interromper as exportações de combustível caso as petroleiras não resolvam a crise de abastecimento nos postos até a meia-noite desta terça-feira, 31.
Em entrevista coletiva à imprensa, o ministro disse que, se o prazo não for cumprido, as empresas não vão poder enviar combustível para outros países. Ele as acusa de armazenar gasolina e diesel.
Leia também: “Argentina tem escassez de combustível por falta de dólares”
“O petróleo argentino é para os argentinos”, disse Massa. “Vou defender o abastecimento interno, vou defender o consumo dos argentinos.”
A Argentina congelou no início de outubro o preço dos combustíveis em todo o país, o que gerou uma crise e escassez do produto nos postos. Os argentinos têm feito filas para abastecer os veículos.
Além disso, o país também enfrenta problemas de refino interno e falta de dólares, que atrasou as importações.
Segundo representantes do setor, as refinarias internas não têm mais capacidade de processamento. Também não é possível pagar pelas importações, pois o Banco Central não teria mais dólares para efetuar o pagamento.
Leia também: “Eleições na Argentina: 3ª colocada anuncia apoio a Javier Milei”
A falta de combustível começou na semana passada, depois do primeiro turno das eleições e desvalorização do peso, a moeda argentina.
Congelamento fixa preço muito abaixo do custo
O governo tenta diminuir a inflação, que atingiu 140% neste ano. Para isso, congelou o preço do petróleo em US$ 56. No entanto, o valor praticado no mercado internacional é superior, em torno de US$ 86, impossibilitando a importação de produtos.
Eleição
O ministro da Economia do governo peronista vai disputar o segundo turno das eleições contra o candidato liberal Javier Milei. O governista aparece como líder da corrida nas pesquisas.
O segundo turno está marcado para acontecer em 19 de novembro.
Povo burro ogual ao brasileito ou roubaram nas urnas ogual ao que aconteceu aqui
Roubam as pedquisas e roubam os votos
Que poder tem essa esquerda
O cara responsável pela desgraça do povo argentino é candidato a presidência e lidera as pesquisas. Caso isso seja verdadeiro, o povo argentino não merece ajuda. Viram isso acontecer na Venezuela, na Nicarágua e agora no Brasil e querem continuar com os esquerdistas no poder?????? Argentinos, olhem a sua volta, os exemplos estão aí. Vocês já estão na merda, querem afundar nela????
Versao da Venezuela no Sul da America Latina. O pior cego é o que nao quer ver. Ou entra Milei ou em pouco tempo também nao terao papel higienico.
Sem combustível, inflação a 140% e o responsável por isso, Massa, lidera as pesquisas, igual ao filme Hypnotic – Ameaça Invisível. VIVA LA REVOLUCION.