O Grande Prêmio (GP) de Fórmula 1 da Austrália de 2024 marcou o início das homenagens ao brasileiro Ayrton Senna. A corrida ocorreu no último domingo, 24.
Ayrton Senna morreu, aos 34 anos, em um acidente durante a corrida do GP de San Marino, em 1994. O piloto se tornou um dos maiores nomes do automobilismo em todo o planeta.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) organizou a homenagem realizada no domingo. Durante o GP da Austrália, um helicóptero com o nome do piloto sobrevoou o local logo depois do drivers parade — o tradicional desfile dos pilotos em carro aberto antes da largada. A aeronave estava pintada com as cores do capacete de Ayrton Senna — as mesmas da bandeira do Brasil.
Ayrton Senna na Fórmula 1
Como piloto na Fórmula 1, o brasileiro venceu 41 corridas e três campeonatos mundiais (1988, 1990 e 1991). A última premiação ocorreu nas pistas australianas em 1993, na McLaren.
Homenagem a Ayrton Senna no GP de Fórmula 1 da Austrália (24/03/2024) pic.twitter.com/uneARJOmJX
— Artur Piva (@artur_piva) March 26, 2024
Paulista da capital, o brasileiro estreou nas pistas da categoria em 25 de março de 1984, no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
A primeira vitória dele no esporte ocorreu em 21 de abril de 1985, em Portugal. Ayrton Senna liderou quase 3 mil corridas de Fórmula 1.
O que é que quer dizer “liderou quase três mil corridas”?
Por gentileza, melhorem a escrita e troquem os revisores.
So Senna para levar o nome do Brasil la fora! Um Grande piloto e exemplo de esportista! Morreu querendo ser decimos de segundos mais rapido! Saudades daqueles domingos! Ele sempre nos representou