O partido conservador Nova Democracia conquistou maioria absoluta nas eleições legislativas ocorridas no domingo 25. A legenda obteve 40,55% dos votos nas eleições da Grécia e garantiu 158 das 300 cadeiras no Legislativo grego.
De acordo com o portal do Ministério do Interior da Grécia, 99,6% dos votos foram apurados. Os eleitos terão um mandato de quatro anos.
A Constituição grega estabelece que o líder do partido com maioria no Parlamento seja o primeiro-ministro. Dessa forma, com o êxito do partido na eleição, o presidente do Nova Democracia, Kyriakos Mitsotakis, será o premiê do país. Depois da eleição, Mitsotakis agradeceu a votação em seu perfil no Twitter.
“Agradeço aos homens e às mulheres gregos pela confiança”, disse Mitsotakis. “Agora sinto um dever mais pesado de servir ao país com todas as minhas forças. Eu nunca prometo milagres. Mas garanto que permanecerei fiel ao meu dever nacional com planejamento, dedicação e trabalho duro.”
Leia também: Descoberta a evidência mais antiga de humanos na Grécia
Esta é a segunda eleição do país em pouco mais de um mês. As primeiras eleições legislativas na Grécia ocorreram em 21 de maio, porém nenhum partido obteve maioria no Parlamento. O Nova Democracia conquistou 146 cadeiras naquela ocasião.
Promessas do partido vencedor
Realizadas em um período de recuperação econômica para a Grécia, as eleições foram marcadas pelas promessas do partido vencedor. O Nova Democracia promete aumentar os salários dos cidadãos, estabelecer a meta de inflação em 2% e reduzir a dívida pública em 51,3% até 2027.
Mais uma opção para sair dos países progressistas… Que o planeta tenha tempo suficiente para que a grande maioria caia na realidade e tenhamos somente governos conservadores.