publicidade
Mundo

Greve fecha estações de metrô em Paris

Trabalhadores franceses buscam melhores salários e são contra reforma da previdência

A quinta-feira, 10, está sendo de confusão no trânsito de Paris, capital da França, onde uma greve geral do transporte público parou todo o serviço desde as primeiras horas da manhã.

O movimento nacional faz parte de uma mobilização dos trabalhadores por aumento salarial, melhores condições de trabalho e ainda contra a proposta de reforma da previdência do país, que está sendo negociado pelo presidente da República Emmanuel Macron com o Parlamento.

Receba nossas atualizações

A proposta em negociação pelo governo adia o fim da aposentadoria, hoje prevista aos 60 anos, e ainda coloca fim aos regimes especiais. Macron que fica no cargo até 2026 é um dos aliados internacionais mais fortes do presidente eleito da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Foi de Macron uma das primeiras chamadas recebidas por Lula após a vitória, em 30 de outubro.

Em um mês, segunda greve em Paris

Esta é a segunda greve geral dos trabalhadores convocada desde outubro. Na primeira paralisação, o tráfego de trens regionais no país foi reduzido pela metade. Também não houve aulas em muitas escolas, falta combustível e muitos serviços públicos estão suspensos.

Quatro sindicatos fazem parte da organização dos protestos, que também têm como pauta proteger o direito à greve, depois que o governo de Emmanuel Macron ordenou a requisição de alguns trabalhadores das refinarias de petróleo. Para os sindicalistas, a ordem é “uma violação de seus direitos constitucionais”.

 

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Otacílio Cordeiro Da Silva
    Otacílio Cordeiro Da Silva

    Angela Merkel vibrou com a primeira vitória desse sujeito com cara de coroinha de igreja de cidade grande. Coincidência ou não, ambos os países caminham solenemente para a valeta.

  2. ROSANE CALDART
    ROSANE CALDART

    Macron se mete pra dar confusão e dar força a Ladrão, na verdade ele tbm quer a Amazônia, como outros países a querem.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade