publicidade
Mundo

Guerra entre Índia e Paquistão adia concurso de miss com brasileira

3ª edição do Universal Woman reuniria cerca de 50 modelos

A miss amazonense Roci Pankov | Foto: Instagram/Reprodução
A miss amazonense Roci Pankov | Foto: Instagram/Reprodução

A intensificação do conflito entre Índia e Paquistão na região da Caxemira forçou o adiamento do concurso internacional de beleza Universal Woman, cuja terceira edição estava prevista para ocorrer em 8 de junho, na cidade de Jaipur, Índia.

A organização do evento anunciou oficialmente a decisão nesta quinta-feira, 8, e destacou que a medida foi tomada em razão da “escalada de tensões e do conflito em curso”. A atual edição do concurso teria a modelo amazonense Roci Pankov como representante do Brasil entre as cerca de 50 modelos esperadas.

Receba nossas atualizações

O comunicado da organização afirma que a segurança dos envolvidos foi o principal fator considerado. “Esta decisão foi tomada com a maior preocupação pela segurança e bem-estar de nossas candidatas, diretores nacionais, membros da equipe e todos os envolvidos”, diz o texto.

Apesar do cancelamento temporário, os organizadores reafirmaram seu compromisso com o projeto. “Entendemos o imenso esforço e dedicação que nossos participantes investiram e continuamos comprometidos em oferecer a eles uma plataforma segura e protegida para apresentar seus talentos e conquistas.”

Leia mais:

Não há nova data definida para a realização do concurso, mas a organização orientou o público a acompanhar as redes sociais oficiais para atualizações. “Fiquem atentos aos nossos canais oficiais para atualizações sobre a nova data da terceira edição do Universal Woman”, informou o comunicado.

Ao encerrar a nota, os organizadores prestaram solidariedade às vítimas da guerra. “Nossos pensamentos e orações estão com todas as vítimas e os afetados por este conflito”, disseram. “Esperamos por uma resolução rápida e pacífica para esta crise.”

Entenda a guerra entre Índia e Paquistão

O conflito pela região da Caxemira é uma das disputas territoriais mais duradouras do mundo. Índia e Paquistão reivindicam o território de cerca de 220 mil km² desde 1947, quando a Índia Britânica foi dividida.

Atualmente, a Índia controla cerca de 55% da região, como o Vale da Caxemira, Jammu e Ladakh. O Paquistão administra 30%, divididos em Azad Caxemira e Gilgit-Baltistão. A China, por sua vez, ocupa áreas menores.

Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Mesmo depois de diversos tratados, como o Acordo de Simla de 1972, os confrontos armados se repetiram ao longo das décadas. Nos anos 1990, a parte indiana da Caxemira passou a enfrentar uma insurgência armada. Inicialmente, o movimento exigia independência, mas logo foi cooptado por milícias islâmicas apoiadas pelo Paquistão.

A repressão indiana provocou acusações de violações graves de direitos humanos por parte de ONGs internacionais. Organizações como a Anistia Internacional denunciam casos de assassinatos, estupros e desaparecimentos atribuídos às forças de segurança indianas. Os insurgentes também são acusados de abusos.

A Caxemira, entre Índia e Paquistão, tem cerca de 220 mil km² | Foto: Artur Piva/ChaGPT
A Caxemira tem cerca de 220 mil km², assim como Roraima | Foto: Artur Piva/ChaGPT

A população local está dividida. Uma pesquisa de 2007 apontou que 87% dos moradores de Srinagar, de maioria muçulmana, desejam a independência. Já em Jammu, região de maioria hindu, 95% preferem continuar ligados à Índia.

Diante desse cenário, o conflito segue sem solução. As propostas de independência ou redistribuição das regiões segundo a maioria étnica não avançam. A disputa envolve fatores históricos, religiosos e geopolíticos que dificultam a paz no território.

Leia também: “Moscou é uma festa”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 250 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade