publicidade
Mundo

Guerra na Ucrânia gerou pior crise alimentar desde 2008, informa FMI

O sustento de 345 milhões de pessoas está em perigo imediato

Rússia recrutas
Foto: Reprodução

A invasão da Ucrânia pela Rússia provocou a pior crise alimentar global desde 2008, informou, na sexta-feira 30, o Fundo Monetário Internacional (FMI). Em razão do conflito no Leste Europeu, os preços de alimentos e fertilizantes aumentaram consideravelmente. O sustento de 345 milhões de pessoas está em perigo imediato, segundo o The Wall Street Journal.

A crise afeta especialmente 48 países de baixa renda, embora nações de diversas regiões também estejam sofrendo. Cerca de metade desses Estados, como Somália, Sudão do Sul e Iêmen, apresenta situação de vulnerabilidade.

Receba nossas atualizações

Relacionadas

A insegurança alimentar está aumentando desde 2018, à medida que os eventos climáticos severos, os conflitos regionais e a pandemia interromperam a produção de alimentos. Mas a situação piorou acentuadamente depois do conflito no Leste Europeu. As exportações de alimentos e fertilizantes russos e ucranianos despencaram, o que levou alguns países a impor restrições de exportação. Juntos, Moscou e Kiev respondem por 30% do trigo comercializado globalmente, 20% do milho e 75% do óleo de girassol.

Os preços dos alimentos permanecem significativamente acima dos níveis pré-guerra, apesar da retomada das exportações de grãos da Ucrânia. As perspectivas continuam incertas para o próximo ano, visto que o conflito segue interrompendo as atividades agrícolas e econômicas.

Relacionadas

O FMI estima que a atual crise adicionou cerca de US$ 9 bilhões aos custos relacionados aos alimentos, enquanto US$ 50 bilhões serão necessários para erradicar a insegurança alimentar aguda em 2022.

Espera-se que o Conselho Executivo do FMI aprove uma nova proposta de financiamento emergencial para enfrentar o choque alimentar. O objetivo é disponibilizar bilhões de dólares aos países mais vulneráveis.

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Arlindo Pavan Filho
    Arlindo Pavan Filho

    Para a produção de alimentos necessita-se de fertilizantes. Como deve ter lido, subiram acentuada mente de preço, consequentemente….

  2. Daniel BG
    Daniel BG

    E os árabes, vendo a situação mundial, vão segurar o preço da gasolina… LÁ EM CIMA,

    1. carlos roberto de moura
      carlos roberto de moura

      Concordo! Não é só a indústria bélica que vai ganhar com essa guerra. E os alimentos?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade