A informação de que uma trégua está próxima, em declaração do atual presidente de Israel, Isaac Herzog, ocorreu em meio a um aumento de pressão pela interrupção dos bombardeios na Faixa de Gaza.
Leia mais: “Forças de Israel descobrem o ‘maior túnel’ do Hamas”
“Israel está pronto para outra pausa humanitária e ajuda humanitária adicional, a fim de permitir a libertação de reféns”, disse Herzog, que tem feito também um papel diplomático.
“E a responsabilidade recai inteiramente sobre [o líder do Hamas, Yahya] Sinwar e lideranças do Hamas.”
Procurada por Oeste, a assessoria de Herzog afirmou “que não tem nada a acrescentar além da declaração” feita pelo presidente.
Contribuiu para esse momento, de acordo com informações da mídia israelense, um vídeo divulgado pelo Hamas, em que três reféns idosos clamam pela liberdade.
“Não nos deixe envelhecer aqui”, disse o refém Chaim Peri, de 79 anos, no vídeo. “Vocês têm que nos libertar daqui, não importa o custo.”
Leia mais: “Faixa de Gaza: líderes dos EUA pressionam Israel a diminuir ofensiva militar”
O pedido foi veiculado em meio a relatos de negociações contínuas para um acordo de reféns e a entrada de bens comerciais em Gaza pela primeira vez desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro. Na ocasião, o grupo terrorista invadiu o sul do país e assassinou cerca de 1,2 mil pessoas, tendo sequestrado outras cerca de 240.
Todos os três homens, incluindo Yoram Metzger, de 80 anos, e Amiram Cooper, de 85, são do kibutz Nir Oz, uma das comunidades da fronteira sul mais severamente atacadas, conforme informou o The Jerusalem Post.
“Não queremos ser vítimas como resultado direto dos ataques aéreos militares das FDI”, disse ele, se referindo às Forças de Defesa de Israel (FDI).
Leia também: “O Hamas não quer a paz“, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na edição 188 da Revista Oeste
Os três homens, todos barbudos, são vistos sentados um ao lado do outro no vídeo. As imagens foram postadas pelo Hamas no Telegram.
Sentado no meio dos três, Peri afirmou que ele e outros reféns idosos com problemas de saúde estão “sofrendo muito em condições muito duras”.
Alegria e choque da família
Peri estava em sua casa em Nir Oz quando o Hamas atacou. À Reuters, seu filho contou que o idoso tentou repelir os homens armados enquanto escondia a mulher dele atrás de um sofá. E finalmente se entregou para salvar a mulher, que permaneceu escondida.
Cooper e Metzger, vistos no vídeo de segunda-feira e também de Nir Oz, foram capturados junto com suas mulheres. Elas foram libertadas durante a trégua.
“Somos a geração que construiu os alicerces para a criação de Israel. Fomos nós que iniciamos as FDI”, ressaltou Peri, o único que falou. “Não entendemos por que fomos abandonados aqui.”
Segundo relatos de reféns libertados, o Hamas, dentro de um terror psicológico, repete para os sequestrados que Israel os está abandonando.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A Reuters informou que a nora de Metzger, Ayala Metzger, disse que sentiu um misto de alegria e choque ao ver as imagens.
“Foi uma alegria vê-los vivos por um momento”, disse ela, que completou. “Foi chocante vê-los assim”, com a barba crescida, mais magros, com aparência de estarem fracos e pálidos.
O porta-voz militar das FDI, Daniel Hagari, destacou que as imagens revelam “a crueldade do Hamas contra civis muito idosos, inocentes que precisam de cuidados médicos”.
“Chaim, Yoram e Amiram. Espero que vocês me ouçam esta noite”, disse Hagari durante um briefing televisionado. “Saibam disso: estamos fazendo tudo, tudo, para que vocês retorne em segurança.”
Os terroristas do Hamas que sobraram são loucos, fanáticos e inconsequentes. Esperamos que não sejam muito burros. Os reféns são sua última moeda de troca.