publicidade
Mundo

Hamas e Jihad Islâmica reivindicam autoria de tentativa de atentado em Israel

Em comunicado conjunto, grupos terrroristas afirmaram que ataques suicidas voltarão a acontecer caso a nação judaica continue atuando

Imagens de videomonitoramento mostram o momento em que bomba explode | Foto: Reprodução/Redes sociais
Imagens de videomonitoramento mostram o momento em que bomba explode | Foto: Reprodução/Redes sociais

Os grupos terroristas palestinos Hamas e Jihad Islâmica reivindicaram nesta segunda-feira, 19, a tentativa de atentado suicida ocorrido na noite do domingo 18, em Tel-Aviv, Israel. Um militante terrorista morreu quando a bomba que ele carregava em uma mochila explodiu durante o caminho.

Em um comunicado conjunto, as Brigadas Ezedin al Qasam e as Brigadas al Qods, braços armados do Hamas e da Jihad Islâmica, respectivamente, afirmaram que “os atentados suicidas no interior ocupado [Israel] voltarão a ficar em primeiro plano enquanto persistirem os massacres do ocupante [israelense], as operações de transferência forçada de civis e a política de assassinatos”.

Receba nossas atualizações

A explosão em Tel-Aviv deixou uma pessoa levemente ferida, segundo a polícia e os serviços de inteligência israelenses. As autoridades classificaram o incidente como “um atentado terrorista com um explosivo potente”.

Durante a segunda Intifada, no início dos anos 2000, atentados com explosivos em Tel-Aviv eram frequentes, mas tais eventos têm se tornado raros atualmente.

Israel e EUA em ‘alerta máximo’ contra ataque do Irã

Os Estados Unidos e Israel estão em alerta máximo para um possível ataque do Irã, que apoia os grupos terroristas islâmicos. A expectativa cresce depois de os israelenses neutralizarem dois líderes dos grupos terroristas Hamas e Hezbollah — Ismail Haniyeh e Fuad Shukr, respectivamente.

A expectativa é que a retaliação escale ainda mais o conflito no Oriente Médio. O porta-voz da Casa Branca, John Kirby, disse que os EUA se preparam para um ataque significativo do Irã (ou algum aliado) contra Israel.

Kirby disse que o presidente norte-americano, Joe Biden, discutiu o assunto com líderes de outros países. Dentre as figuras, estão representantes da Alemanha, da França, da Itália e do Reino Unido.

De acordo com apuração do jornal norte-americano Wall Street Journal, Israel colocou toda a sua defesa de prontidão. O Pentágono, por sua vez, agilizou o envio de um porta-aviões e de um submarino com mísseis guiados para ajudar na contenção de um possível ataque.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Israel tem quer arrasar esses terroristas

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade