Um estudo que revelou o melhor horário para dormir e evitar doenças cardíacas foi indicado pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, em sua página oficial.
O estudo foi publicado originalmente na revista científica European Heart Journal-Digital Health em novembro de 2021, e é de autoria do Dr. David Plans, da Universidade de Exeter, no Reino Unido.
A pesquisa concluiu que pessoas que costumam dormir entre 22 horas e 23 horas têm menos probabilidade de desenvolver problemas cardíacos do que aquelas que dormem mais cedo ou depois desse horário.
Mais de 88 mil pessoas participaram do estudo que revelou o melhor horário para dormir
“O corpo tem um relógio interno de 24 horas, chamado ritmo circadiano, que ajuda a regular o funcionamento físico e mental”, disse o Dr. David Plans. “Os resultados sugerem que dormir cedo ou tarde pode ter maior probabilidade de perturbar o relógio biológico, com consequências adversas para a saúde cardiovascular”.
Entre 2006 e 2010, mais de 88 mil pessoas com idades entre 43 e 79 anos participaram do estudo. A média era de 61 anos, e 58% dos participantes eram mulheres. Eles usaram dispositivos nos pulsos para monitorar quando adormeciam e acordavam durante uma semana.
Leia também
Além disso, eles fizeram avaliações e questionários sobre hábitos de saúde e estilo de vida. Durante o acompanhamento, 3.172 participantes (3,6%) desenvolveram doenças cardiovasculares.
A incidência foi maior naqueles com horário de dormir da meia-noite em diante — principalmente nas mulheres — e menor naqueles com início do sono entre 22h e 22h59 .
“Nosso estudo indica que o momento ideal para dormir é em um ponto específico do ciclo de 24 horas do corpo, e desvios podem ser prejudiciais à saúde”, esclareceu o Dr. Plans. “O horário mais arriscado foi depois da meia-noite, potencialmente porque pode reduzir a probabilidade de ver a luz da manhã, o que reinicia o relógio biológico.”