Um acidente nos Estados Unidos provocou a queda de dois helicópteros Blackhawk do exército americano matando nove passageiros. A colisão entre as aeronaves aconteceu durante uma missão de treinamento na quarta-feira 29, em Kentucky, ao noroeste de Fort Campbell.
Inicialmente, o Exército informou apenas que “houve várias vítimas” no acidente entre os helicópteros, sem mencionar as mortes. As aeronaves pertencem a 101ª Divisão Aerotransportada. “Podemos confirmar que duas aeronaves se envolveram em um acidente com um balanço de várias vítimas”, publicou a Divisão Aerotransportada. “Estamos concentrados agora em nossos soldados e suas famílias”, acrescentou.
Um porta-voz do Exército disse à agência de notícias Reuters que os militares estavam conduzindo dois helicópteros modelo Black Halk HH-60, usados para apoio de operações especiais. O HH-60 é uma variante do helicóptero Black Hawk projetado para fornecer suporte para várias operações militares, incluindo ataques aéreos e emergências médicas, de acordo com o Exército.
As circunstâncias do acidente ainda não foram informados pelo Exército americano. O paradeiro dos militares que estavam a bordo é desconhecido.
O governador do Kentucky, Andy Beshear, já havia afirmado que temia por vítimas. “Os tripulantes pilotavam dois helicópteros Blackhawk durante uma missão de treinamento de rotina quando ocorreu o incidente. O status dos membros da tripulação é desconhecido. O comando está atualmente focado em cuidar dos militares e suas famílias”, disseram as autoridades no Facebook.