O Ministério da Saúde da Argentina registrou nesta quinta-feira, 5, o primeiro caso da hepatite misteriosa em crianças que preocupa os Estados Unidos e países europeus. Segundo a pasta, trata-se de um menino de oito anos hospitalizado em Rosário, cidade a 470 quilômetros ao norte de Buenos Aires.
Os primeiros casos da doença surgiram no Reino Unido em janeiro deste ano, e passaram a ser notificados em outros lugares. A enfermidade pode desencadear uma série de problemas, incluindo a necessidade de transplante de fígado e morte. As causas reais da hepatite em crianças ainda são um mistério.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que, até 3 de maio, mais de 200 casos foram registrados em 20 países, sendo a grande maioria deles no Reino Unido, onde, até 25 de abril, havia 145 confirmações. Segundo a OMS, a maioria dos casos da hepatite misteriosa está na faixa de 2 a 5 anos. Até o momento, morreram uma criança no Reino Unido e outras três na Indonésia.
O Estados Unidos eram o único país das Américas a registrar casos da hepatite aguda grave e, até 18 de abril, contabilizavam 9 casos em crianças entre 1 e 6 anos. O Brasil não registrou pacientes com essas condições.
Relacionadas
O que é hepatite
Trata-se de uma inflamação que atinge o fígado causada por uma variedade de vírus infecciosos (hepatite viral) e agentes não infecciosos. A infecção pode levar a problemas de saúde, que podem ser fatais. Os vírus comuns que causam hepatite viral aguda (vírus da hepatite A, B, C, D e E) não foram detectados em nenhum desses casos. O quadro das crianças europeias é de infecção aguda. Muitos apresentam sintomas gastrointestinais — incluindo dor abdominal, diarreia e vômitos —, principalmente em pequenos de até 10 anos.
EUA
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) emitiram alerta no fim do mês passado para médicos em todo o país, notificando-os sobre um conjunto de casos de hepatite grave e inexplicável em crianças pequenas saudáveis. Entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022, nove crianças com idades entre 1 e 6 anos no Alabama foram internadas no hospital com hepatite aguda. Dois transplantes de fígado foram necessários.
CDC explica possível causa
O CDC suspeita que um adenovírus (patógenos que podem provocar doenças a um hospedeiro) é o agente da hepatite em criamças, embora as autoridades de saúde alertem que a investigação está em andamento. Existem mais de 50 tipos de adenovírus, que tendem a causar doenças leves, como resfriados e febres, conjuntivite ou vômitos e diarreia.
Ninguém me tira da cabeça que isso daí, uma nova variedade de hepatite, não seja por conta dessa campanha absurda de vacinação descontrolada e lockdowns absurdos. Na Argentina os lockdowns foram impostos à população de uma forma infame. Isso nunca aconteceu na história e ocorre justamente após isso que já foi dito.