publicidade
Mundo

Homem toma dose dobrada de Viagra e fica cego de um olho

Paciente apresentou coágulos em artérias e veias que transferiam sangue para órgão e inchaço na retina

viagra
Um iraniano de 32 anos tomou uma dose dobrada em relação ao recomendável de Viagra e ficou cego de um olho | Foto: Reprodução/ Freepik

Um iraniano, de 32 anos, ficou cego de um olho pós tomar uma dose elevada de Viagra. Ele, que não teve a identidade revelada, tomou 100 miligramas de Sildenafil, principal ingrediente do medicamento.

Esta é a dose máxima do medicamento e o dobro da recomendada para a maioria dos homens que tomam o remédio usado para disfunção erétil. O caso foi relatado em um artigo publicado na revista científica Journal of Medical Case Reports.

Receba nossas atualizações

O iraniano perdeu a visão do olho direito quase imediatamente depois de tomar a alta dose de Viagra. Ele foi ao hospital Farabi Eye, em Teerã, capital do Irã. Porém, o dano foi tão grande que foi considerado irreversível.

De acordo com os médicos que atenderam o paciente, o homem teve um coágulo na artéria e veias que transferem o sangue para o olho direito.

A principal consequência foi o inchaço da retina e um edema macular, que ocorre quando o sangue entra no tecido. Com a pressão causada pelo trombo, a retina se soltou do restante do olho.

O homem estava saudável e não tinha histórico pessoal ou familiar de problemas de coagulação.

Viagra e problemas oculares

A Sildenafil combate a impotência aumentando o fluxo sanguíneo para o pênis através do relaxamento dos vasos sanguíneos.

Mas, em algumas circunstâncias, este efeito pode danificar outros vasos sensíveis do corpo, como os dos olhos.

viagra
Dose excessiva do Viagra causou inchaço do olho direito do homem. Dano foi irreversível | Foto: Reprodução/ Wikipedia

Especialistas em saúde afirmam que a ligação entre o remédio e os problemas oculares são “controvérsias”.

“Vários acidentes vasculares graves com a retina foram relatados depois do uso de Sildenafil. Mas ainda não está claro qual é, exatamente, o papel deste medicamento o quadro”, escreveram os médicos responsáveis pelo artigo.

A principal teoria é que a Sildenafil danificou os sensíveis vasos do olho, causando o problema na retina.

Os médicos sugerem que a comunidade científica estude o assunto para entender a relação entre o Viagra e problemas oculares.

2 comentários
  1. Carlos Alberto Ferreira da Cruz
    Carlos Alberto Ferreira da Cruz

    Em terra de cego quem tem um olho é Rei!!! Esse não toma mais…

  2. XY / XX
    XY / XX

    Dose dobrada porque a coisa estava morta e dobrada. Pagou o preço pela imprudencia. Iraniano………..

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade