O gigante de tecnologia IBM anunciou, nesta segunda-feira, 26, a compra da Apptio, por US$ 4,6 bilhões. A negociação deve ser concluída no segundo semestre deste ano.
Essa é sétima aquisição da empresa norte-americana apenas em 2023, como parte da estratégia do CEO da companhia, Arvind Krishna, de adicionar ao portfólio da IBM soluções de inteligência artificial.
“A aquisição da Apptio acelerará o avanço dos recursos de automação de tecnologia da informação (TI) e permitirá que os líderes empresariais forneçam maior valor de negócios por meio de investimentos em tecnologia”, informou a empresa, em comunicado.
De janeiro de 2019 até agora, a IBM comprou mais de 30 empresas para reforçar seu rol de serviços oferecidos. A guinada veio depois que Krishna assumiu o comando do gigante de tecnologia, em 2020.
O faz a Apptio, empresa adquirida pela IBM
A Apptio é uma empresa voltada à venda de serviços on-line, que, entre outras coisas, auxiliam as companhias no gerenciamento de seus orçamentos, previsões e análises.
Atualmente, a Apptio pertence à Vista Equity Partners e presta serviço para empresas como o Google e a Amazon. Segundo a companhia, o objetivo é integrar seus serviços com os da IBM.
“As ofertas da Apptio, combinadas com o software de automação de TI da IBM e a plataforma Watsonx AI, oferecem aos clientes a abordagem mais abrangente para otimizar e gerenciar todos os seus investimentos em tecnologia”, disse Krishna, CEO e presidente da empresa.