Mais de 110 mil brasileiros regularizaram sua situação no Paraguai nos últimos dez anos, impulsionados por diferentes motivações. O país sul-americano se tornou um destino atrativo para estudantes de medicina e empreendedores.
Em reportagem publicada nesta quinta-feira, 4, o jornal O Globo informa que o Paraguai passou a oferecer um ambiente de ensino superior acessível. Um clima de negócios favorável também é outro fator a se destacar pela publicação.
Para estudantes de medicina que buscam uma alternativa ao sistema educacional brasileiro, o país vizinho se torna uma opção mais acessível em termos econômicos. As faculdades paraguaias cobram mensalidades entre R$ 1,2 mil e R$ 1,5 mil.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Essa facilidade de acesso e o custo-benefício atraem estudantes de todo o Brasil. De acordo com O Globo, as opções de curso de medicina se concentram em cidades próximas à fronteira com o Brasil. É o caso, por exemplo, de Ciudad del Este e Pedro Juan Caballero.
Empreendedores brasileiros no Paraguai
O Paraguai também oferece um ambiente de negócios vantajoso para empreendedores brasileiros. O país apresenta custos operacionais mais baixos que os do Brasil, com impostos e energia elétrica mais baratos.
Além disso, a economia paraguaia vem crescendo a um ritmo acelerado, com um aumento de 4,7% em 2023, o maior do Cone Sul — que também é composto de Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. Esse cenário positivo atrai investimentos em diversos setores, como:
- incorporadoras de condomínios de alto padrão;
- indústria têxtil;
- calçados;
- radiadores;
- insumos hospitalares;
- autopeças;
- restaurantes;
- cafés;
- padarias; e
- barbearias.
Maurício Rúbio é um exemplo de brasileiro que prospera no Paraguai. Empresário na área de incorporação imobiliária, ele investe em condomínios de alto padrão no país.
Custos e impostos baixos atrãem a classe produtiva.
Ponto final …!