Um vídeo animado mostra como o estádio Santiago Bernabéu, na Espanha, vai ficar depois da conclusão da reforma. O material, que recentemente ganhou as redes sociais, mostra que o espaço, que serve de casa para o Real Madrid, irá além do futebol — e contará com muita tecnologia.
+ Leia as últimas de Mundo no site da Revista Oeste
O vídeo começa com a nova versão do estádio sendo mostrado de fora. Destaca-se a fachada, que se assemelha a uma nave espacial. Na sequência, uma inovação: o novo Santiago Bernabéu terá teto retrátil. Ou seja, dias chuvosos não serão mais problemas para os jogadores e para o público em geral.
A tecnologia segue como protagonista do material audiovisual. Mostra-se, assim, que o estádio ganhará telões na parte superior da arquibancada. Para o gramado, o destaque tecnológico é o formato de módulos removíveis, sendo possível levar toda a estrutura para um tipo de garagem. Para não estragar, o gramado vai contar com recursos de aparagem, ventilação, climatização, irrigação e iluminação ultravioleta.
Um novo estádio para o Real Madrid — e uma nova arena de eventos para a capital espanhola
Localizado na capital espanhola, o novo Santiago Bernabéu não será apenas um estádio de futebol reformado. Ele servirá para a realização de eventos, inclusive de outras modalidades esportivas. O que também é destaque no vídeo de divulgação.
Na animação divulgada pelo próprio Real Madrid, o Santiago Bernabéu surge como sede, por exemplo de:
- feira de negócios;
- desfile de moda;
- partidas de basquete e tênis de forma simultânea (com cada modalidade ocupando metade do estádio);
- jogos da NFL, a liga profissional dos Estados Unidos de futebol americano; e
- shows, com direito de uso da parte onde fica o gramado, que pode se transformar em pista de dança.
Todo o investimento tecnológico teve custo para o Real Madrid. Com previsão de entrega para o fim deste ano, em meio à temporada 2023/2024 do futebol europeu, a reforma do estádio Santiago Bernabéu já custou € 892,7 milhões, o equivalente a R$ 4,8 bilhões. O valor foi anunciado pelo próprio clube no início desta semana.
“A execução das obras tem se desenvolvida segundo o plano previsto, compatibilizando-se com a realização de jogos no Santiago Bernabéu”, informou, na nota desta semana, a direção do Real Madrid. Nesse sentido, o time reforçou que as obras, iniciadas em junho de 2019, seguem sem que o estádio deixasse de receber jogos de futebol.
“Outro efeito relevante da finalização dos trabalhos será o aumento de receitas, tanto ordinárias/VIP, como de exploração comercial das instalações”, complementa o clube, ao ressaltar, dessa forma, que o novo — e moderno — Santiago Bernabéu vai ajudar a gerar receita.
Leia também: “O mundo dos negócios entra em campo”, reportagem de Edilson Salgueiro e Anderson Scardoelli publicada na Edição da Revista Oeste