Incêndio destrói Parlamento da África do Sul

Edifício fica na Cidade do Cabo, que desde 1910 é a sede do Parlamento da África do Sul
-Publicidade-
Assembleia Nacional da África do Sul | Foto: Reprodução/Parliament of RSA
Assembleia Nacional da África do Sul | Foto: Reprodução/Parliament of RSA

A Assembleia Nacional da África do Sul, na Cidade do Cabo, foi destruída neste domingo, 2, por um grande incêndio. A origem do incidente ainda não é conhecida.

Nenhuma vítima foi reportada, mas o edifício histórico que abriga valiosos artefatos históricos foi seriamente danificado. Cerca de 70 bombeiros foram mobilizados para apagar as chamas.

-Publicidade-

O incêndio começou por volta das 5h (00h no horário de Brasília) na ala mais antiga do edifício, concluída em 1884, com salas forradas com madeira nobre e onde antes legislavam os parlamentares.

“Uma pessoa foi presa e está sendo interrogada”, informou o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, que visitou o local.

Foi no Parlamento que o último presidente sul-africano branco e falecido em novembro, FW de Klerk, anunciou em fevereiro de 1990 o fim do regime racista do apartheid.

A Cidade do Cabo é, desde 1910, a sede do Parlamento, composto pela Assembleia Nacional e uma câmara alta chamada Conselho Nacional das Províncias, enquanto o governo tem sua sede em Pretória.

Em comunicado, a prefeitura da cidade classificou o incêndio como “devastador” e “uma tragédia nacional”. O prefeito, Geordin Hill-Lewis, ofereceu “assistência imediata para que o trabalho do Parlamento possa continuar”.

“A Cidade do Cabo colocará nossa Câmara do Conselho à disposição do Presidente para as sessões da Assembleia Nacional”, informou a nota.

“Queremos ver o Parlamento continuar o seu importante trabalho e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar”, disse a prefeitura.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.