Um incêndio em uma festa de casamento causou a morte de 113 pessoas na cidade de Hamdaniya, no norte do Iraque, na noite desta terça-feira 26. Cerca de 150 pessoas ficaram feridas.
O governo iraquiano informou que equipes foram enviadas ao local para ajudar as vítimas. A Defesa Civil do país está transportando os feridos para hospitais da região.
“O incêndio causou o desabamento de partes do teto devido ao uso de materiais de construção altamente inflamáveis e baratos”, declarou a Defesa Civil.
De acordo com um jornal estatal de notícias do país, no hospital da cidade foram vistas muitas ambulâncias chegando com sirenes ligadas.
Dezenas de pessoas se reuniram no pátio do centro médico, incluindo familiares das vítimas e voluntários dispostos a doar sangue.
Causas do incêndio e de prisões
As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas. O fogo começou depois que algumas pessoas usaram fogos de artifício em um ambiente fechado. No salão, havia equipamentos e estruturas inflamáveis.
Saad Maan, funcionário de alto escalão no Ministério do Interior disse à rede de notícias britânica BBC que a tragédia foi provocada pela “falta de medidas de saúde e segurança e os materiais inflamáveis utilizados no edifício”.
Segundo ele, nove pessoas foram presas pelo envolvimento no incidente.
O presidente do país, Abdul Latif Rashid, pediu uma investigação detalhada para saber quem são os verdadeiros responsáveis pelo incêndio. O líder iraquiano decretou luto oficial de três dias.
A condição de saúde dos noivos não foi divulgada. Uma convidada disse à rede local Rudaw que o casal estava dançando uma música lenta na hora que o fogo começou.
Outro convidado garantiu que os noivos estão bem de saúde, mas devastados pelas mortes.
Região
A cidade de Hamdaniya, onde ocorreu o incêndio, é predominantemente cristã ao leste da metrópole de Mosul.
A localidade fica na região de Nínive, que faz fronteira com a Síria e próxima da Turquia. A região também tem muita presença de curdos, uma minoria no Iraque.