A inflação oficial dos Estados Unidos (EUA), calculada com base no CPI, sigla em inglês para índice de preço ao consumidor, foi cotada em 4% no acumulado de 12 meses. Esse é o menor patamar para o indicador desde março de 2021. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 13, pelo Bureau of Labor Statistics (BLS) — equivalente norte-americano ao Ministério do Trabalho.
Segundo o órgão, a inflação dos EUA desacelerou, apresentando crescimento de 0,1% no mês de maio. Com isso, o índice também se manteve abaixo da expectativa do mercado, que havia previsto 4,1% no período.
Ainda conforme o BLS, o índice de habitação foi o que mais contribuiu para o aumento mensal, com avanço de 0,6% no mês, seguido por alimentos (+0,2%). Já o registro de queda mais acentuado veio da energia, que recuou 3,6% no mês.
Reunião para definir a taxa de inflação
O Federal Reserve (Fed) — o Banco Central dos Estados Unidos — terá uma reunião na quarta-feira 14 para definir o novo patamar de juros do país. Há expectativa de agentes do mercado para manutenção do indicador, freando o ciclo de altas iniciado em março de 2022.
Contando com a última reunião feita pelo Fed em maio, o órgão elevou o índice em dez ocasiões consecutivas. Hoje, o intervalo da taxa é de 5% a 5,25% ao ano. Este é o maior patamar desde junho de 2006.