A inflação ao consumidor nos Estados Unidos perdeu força em agosto, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira, 14, pelo Departamento do Trabalho. O indicador atingiu a marca de 0,3% no mês passado, ante 0,5% em julho. No acumulado de 12 meses até agosto de 2021, a inflação ficou em 5,3%.
Segundo o jornal The Wall Street Journal, a alta no mês passado justifica-se pelos preços da gasolina, da moradia e dos alimentos. O índice referente aos gastos com energia subiu 2% no mês passado, graças principalmente à alta de 2,8% na gasolina. Os alimentos, por sua vez, registraram alta de 0,4%.
Excluindo os alimentos e a energia, a inflação ficou em 0,1% em agosto, a menor alta desde fevereiro deste ano. No entanto, a expectativa é que o índice permaneça em patamar elevado durante 2022, visto que os preços de bens e serviços relacionados a viagens seguem abaixo dos níveis pré-pandemia.
Leia também: “Auxílio Brasil: o novo Bolsa Família”, artigo de Ubiratan Jorge Iorio publicado na Edição 74 da Revista Oeste