Nesta quinta-feira, 13, mais um país decidiu reduzir o tempo de isolamento dos infectados com a covid-19. O governo da Inglaterra anunciou que o período mínimo de quarentena vai mudar de 7 para 5 dias. A decisão foi comunicada pelo secretário de Saúde da Inglaterra, Sajid Javid, ao Parlamento inglês.
Mas, para voltar ao convívio da sociedade, segundo o secretário de saúde, os ingleses precisarão fazer testes que comprovem a negatividade da doença.
“A partir da próxima segunda-feira, 17, as pessoas poderão se testar duas vezes antes de deixar o isolamento no início do sexto dia de sintomas”, explicou o secretário de Saúde, em um comunicado realizado no Parlamento.
A mudança tem o objetivo de diminuir a escassez de mão de obra, em meio ao surto da variante Ômicron no país.
Tempo de isolamento no Brasil
Na terça-feira 11, seguindo os passos do governo americano, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a redução do tempo de isolamento de infectados pela covid-19 no Brasil.
Segundo as orientações do Ministério da Saúde, a quarentena foi reduzida de 10 para sete dias caso o paciente não tenha sintomas há pelo menos 24 horas. Neste caso, não há necessidade de teste. Mas se a pessoa continuar com sintomas respiratórios ou febre, deverá refazer o teste (PCR ou antígeno). Se o resultado for negativo, a quarentena termina. Caso contrário, o paciente deve permanecer isolado até o décimo dia.
O período pode cair para cinco no caso de assintomáticos. Se o paciente não tiver sintomas respiratórios e nem febre em 24 horas no quinto dia, ele poderá fazer um teste (antígeno ou PCR). Se o resultado der negativo, a pessoa poderá sair do isolamento. Caso contrário, o paciente assintomático deverá manter o isolamento até o décimo dia.