As fortes chuvas que atingem a costa norte da Austrália já causaram nove mortes no Estado australiano Queensland. Moradores da cidade Ballina foram orientados a deixar o centro da cidade nesta terça-feira, 1º.
No hospital de Ballina, um dos maiores da região, 55 pacientes foram evacuados por causa do aumento do nível das águas de duas bacias. Os pacientes foram transferidos para uma instalação de emergência improvisada.
Espera-se que as águas da inundação do rio Richmond atinjam o pico em Ballina na noite de hoje, coincidindo com a maré alta.
A cidade está em alerta máximo desde o domingo 27. Entre terça e quarta-feira, a previsão é a de que a maré alta vá provocar grandes inundações. As autoridades estão prevendo a maior enchente do último século.
Na cidade Lismore, as águas da inundação danificaram centenas de casas e empresas. O governo local informou que o volume de água será drenado ao longo da semana.
As equipes de resgate da Austrália realizaram pelo menos 230 salvamentos na área dos rios nesta terça. No entanto, não se sabe quantas pessoas ainda permanecem presas em suas casas. O acesso à energia e ao telefone foi cortado.
Culpa do Bolsonaro!