O atual campeão peso meio-médio do Bellator, Yaroslav Amosov, desistiu de defender seu cinturão contra o inglês Michael Page. O evento, promovido pela segunda maior organização do Artes Marciais Mistas (MMA), estava agendado para 13 de maio, na Wembley Arena, em Londres. Mas o lutador ucraniano, invicto em 26 combates, decidiu ignorar o fenômeno britânico e partir para o campo de batalha. Ele defenderá a Ucrânia, na linha de frente, contra a Rússia.
Aos 28 anos de idade, Amosov é o primeiro ucraniano a conseguir um cinturão em eventos de elite do MMA. Ele conquistou a proeza em junho de 2021, quando venceu o brasileiro Douglas Lima. Neste ano, defenderia pela primeira vez o título mundial. Até começar a guerra no Leste Europeu.
O Bellator apoiou a decisão do lutador. “Como o resto do mundo, ficamos chocados com os trágicos eventos na Ucrânia”, disse o presidente da organização, Scott Coker, em nota. “Os pensamentos de todos no Bellator estão com Yaroslav e com todo o povo ucraniano. Desejamos o melhor à sua família e esperamos vê-lo retornar com segurança a tempos mais felizes, tanto dentro quanto fora da jaula do Bellator.”
Da luta para a guerra
Natural de Irpin, cidade localizada na Província de Kiev, Amosov pressionou a comunidade internacional a defender seu país. “Vocês não estão nos salvando, nos ajudando”, afirmou, em vídeo publicado nas redes sociais. “Estamos nos protegendo sozinhos. As tropas russas invadiram nosso território, dizendo que vieram nos salvar. Estão ocorrendo coisas horríveis aqui. Não entendo como as pessoas podem não acreditar no que está acontecendo conosco. Nosso país se defenderá sozinho. Nossa nação está unida — e vencerá.”
Ver essa foto no Instagram
Leia também: “Adesanya defende Joe Rogan”
Mais de 30 dias para tomar a decisão? A RO podia mandar o repórter para ajudar também.