O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, afirmou que responderá de maneira severa, extensa e dolorosa a qualquer mínimo ataque de Israel que ameace os interesses do país. A mensagem foi divulgada pelo gabinete dele nesta terça-feira, 16.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
“Declaramos de maneira firme que a menor ação contra os interesses do Ir, vai, certamente, provocar uma resposta severa, extensa e dolorosa contra todos os seus autores”, afirmou o presidente iraniano. A declaração ocorreu durante uma ligação com o emir do Catar, Tamim ben Hamad Al Thani.
Irã atacou o território israelense na noite do último sábado
A declaração do presidente do Irã foi feita três dias depois da ofensiva iraniana contra o Estado de Israel. Segundo o Exército israelense, 99% dos 350 drones, mísseis balísticos e mísseis de cruzeiro foram neutralizados. A defesa, inclusive, teve ajuda dos Estados Unidos, da Jordânia, da França e do Reino Unido.
Os israelenses também contaram com ajuda da Arábia Saudita, maior país muçulmano do Oriente Médio.
De acordo com o porta-voz das Forças Armadas de Israel, a incursão atingiu levemente a Base Aérea de Nevatim, no sul do país. O centro militar, no entanto, continuou operando normalmente.
“O Estado de Israel é forte, as FDI são fortes, o povo de Israel é forte”, afirmou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. “Juntos resistiremos e, com a ajuda de Deus, juntos venceremos todos os nossos inimigos.”
O governo israelense avisou que vai responder aos ataques sofridos na noite do último sábado, 13.
Irã culpa Israel por bombardeio ao consulado iraniano na Síria
Segundo o presidente do Irã, o ataque a Israel foi uma retaliação ao bombardeio no dia 1º de abril contra o consulado iraniano em Damasco, na Síria. Na época, Raisi avisou, por meio de um comunicado, que a ofensiva não ficaria sem resposta.
O ataque eliminou sete membros da Guarda Revolucionária. Um comandante sênior da ala também foi morto.
Leia mais: “Um homem sem medo”, artigo de J.R Guzzo publicado na edição 212 da Revista Oeste
Gabriel de Souza é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob supervisão de Anderson Scardoelli
Chiuaua esbravejando ou um Aiatolá é a mema coisa.
Heim?
Pode colocar a barba de molho, pois a resposta virá com força. Sabe aquela Usina Nuclear que vocês esperam colocar em funcionamento , está com os dias contados. Deram o motivo que Israel esperava.