Nesta segunda-feira, 21, a central nuclear de Bushehr, no Irã, foi paralisada para reparos depois da descoberta de “falha técnica”, informou a Organização de Energia Atômica do Irã. De acordo com a empresa iraniana de distribuição, a manutenção pode seguir até o fim de semana.
O complexo conta com um reator com capacidade para 1.000 MW, e outros dois reatores com a mesma potência estão sendo construídos no local por empresas do país persa e da Rússia. O consumo médio de eletricidade em uma residência popular é estimado em 150 kWh por mês.
Em abril, registrou-se um terremoto de 5,8 graus de magnitude na região, segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos. Na época, os responsáveis pela central nuclear afirmaram que “todas as instalações, equipamentos e edifícios” do complexo estavam em “em perfeito estado” e em funcionamento.
Leia também: “Irã alega que falha em instalação nuclear foi causada por ato terrorista”
Se explodir ou vazar será responsabilidade exclusiva do próprio Irã, que afronta o mundo com sua insistência em desenvolver armar nucleares num regime fechado e autoritário sem transparência nenhuma e que não permite nem à ONU o acesso às centrais…… Um governo nebuloso que amedronta e ameaça a estabilidade da região com o desenvolvimento de armas atômicas, mas que não consegue prover suas necessidades básicas, a exemplo da Coreia do Norte, …. Tempos modernos e perigosos…..