Os irmãos Lyle e Erik Menendez, condenados em 1990 pelo assassinato dos próprios pais, podem terminar o ano fora da prisão. Um tribunal de Los Angeles marcou audiência para 11 de dezembro, diante do pedido do Procurador Distrital do Condado de Los Angeles, George Gascón, por uma revisão de sentença para a dupla.
Gascón quer a troca da pena de prisão perpétua sem possibilidade de condicional para 50 anos de cadeia. Pela lei norte-americana, essa nova sentença deixaria Lyle e Erik imediatamente elegíveis para liberdade condicional.
+ Leia mais de Mundo em Oeste
O agendamento da oitiva é fruto de uma reunião entre a defesa dos irmãos, promotores e o novo juiz do caso, Michael V. Jesic, disseram fontes anônimas ao portal norte-americano TMZ. O advogado de Lyle e Erik, Mark Geragos, vai pedir a mudança da classificação do crime de assassinato para homicídio culposo.
Caminhos judiciais que podem favorecer os Menendez
Erik e Lyle podem ser imediatamente libertos depois da oitiva em dezembro, a depender da decisão do juiz. Há duas possibilidades favoráveis aos dois.
Se o juiz concordar com a troca de pena solicitada pelo procurador de Los Angeles, a comissão de indultos precisaria se envolver. Nesse caso, a tomada de decisão pode levar até seis meses.
A outra opção seria uma concessão de clemência pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom, a qual libertaria os irmãos imediatamente. O advogado da dupla disse ao TMZ que já enviou a petição.
A clemência também é a opção favorita de George Gascón. “Apoio fortemente a clemência para Erik e Lyle Menendez”, disse o procurador ao TMZ. “Eles cumpriram respectivamente 34 anos e continuaram seus estudos e trabalharam para criar novos programas para apoiar a reabilitação de outros presidiários.”
Mulher de Erik agradece procurador
Tammi Menendez, mulher de Erik, agradeceu a George Gascón pelo pedido de nova sentença para os irmãos. Em publicação no Twitter/X, na última sexta-feira, 25, ela disse que o procurador de Los Angeles mostrou “coragem em procurar uma nova sentença para Erik”.
+Leia também: “Tia dos irmãos Menendez defende liberdade dos sobrinhos: ‘Foram usados e abusados'”
Entretanto, Tammi também afirmou estar “naturalmente desapontada por ele [Gascón] não ter ido mais longe e agido com base na própria convicção de que Erik e Lyle já cumpriram pena suficiente na prisão”.
Good morning,
— Tammi Menendez (@TammiMenendez1) October 25, 2024
Yesterday was a difficult and emotional day. I am Grateful to DA Gascon for his courage to seek re-sentencing for Erik, I am naturally disappointed he did not go further and act on his own belief that Erik and Lyle have served enough time in prison.
Morto nao tem como se defender de dois sociopatas vísiveis.
Morto nao tem como se defender de dois sociopatas vísiveis.