O governo da Islândia anunciou que vai parar de caçar baleias a partir de 2024, devido à “pouca significância econômica” da atividade para o país. Segundo a ministra da Pesca e Agricultura Svandís Svavarsdóttir, não houve nenhuma captura nos últimos três anos, com exceção de uma minke, morta em 2021.
A atividade foi banida em 1986 pela Comissão Internacional da Baleia, e só sobrevive como uma espécie de símbolo cultural do Japão, com forte apoio estatal. “O Japão tem sido o maior comprador de carne de baleia (islandesa), mas seu consumo está diminuindo ano a ano” – disse a ministra Svavarsdóttir. “Por que a Islândia deveria correr o risco de continuar pescando sem benefícios econômicos, para vender um produto que está em baixa demanda?”
Atualmente apenas o Japão e a Noruega prosseguem nessa atividade. O Brasil, que também fornecia carne de baleia para os japoneses, encerrou as atividades em 1985.
Relacionadas
Greta , cadê você ??????
Notícia meia boca, já deveríam ter feito isto ha dois séculos. Tenho certa aversão ao japão(no cado aqui, c minúscula mesma), por estas e outras crueldades com animais, ah! e seus fornecedores também, Ridículos!!!
Oooo QUÊEeeee!!!
Os LIMPINHOS WOKE/Politicamente corretos …AINDA CAÇAM um dos seres mais inteligentes e socialmente complexos do planeta Terra???
Quando falo, a exaustão, que EUROPEUS E NORTE AMERICANOS são MAIS FALSOS DO QUE NOTA DE 13 reais…
A Russia é mais honesta viu…se não fosse a Russia/China…esse vermes já teriam feito alguma estripulia no território de RORÂIMA.
século 21 e os “esquimós” limpinhos ainda caçam baleias. CANALHAS!
Quer dizer que vão parar de caçar porque a atividade não dá mais retorno financeiro. Isto que eu chamo de povo ” ecologista”. Como disse acima o Marcelo Danton,são mais falsos que nota de 13 reais. Ops,escreví treze? Nada a ver com um certo ajuntamento de larápios que temos por aqui. Kkkkkk