Baleias azuis voltam à Espanha

Maiores animais de todos os tempos, caçadas até quase a extinção, retornam à costa espanhola depois de quatro décadas
-Publicidade-
Foto: Flips Eyed/reprodução Flickr
Foto: Flips Eyed/reprodução Flickr

A baleia azul, o maior animal que já surgiu na Terra, foi caçada até quase a extinção. A indústria baleeira espanhola, baseada em Galícia, só interrompeu suas atividades em 1986. Raras aparições de dois indivíduos ocorreram em 2018 e 2020.

Na semana uma terceira baleia azul foi avistada próxima às ilhas Cíes, gerando otimismo quanto à recuperação da espécie. O biólogo marinho Bruno Díaz declarou ao jornal The Guardian que a moratória na caça pode ter sido um fator chave na volta das baleias azuis, que podem medir até 30 metros de comprimento e pesar 170 toneladas.

“Agora, mais de 40 anos depois, estamos vendo o retorno dos descendentes das poucas que sobreviveram”. Díaz acredita que elas podem estar voltando à Galícia por uma “memória coletiva”, presente em muitas espécies animais.

-Publicidade-

Leia também:Chineses usam mar como esgoto

Outros cientistas não estão tão otimistas. O também biólogo marinho Alfredo López disse para o jornal La Voz de Galícia que as azuis podem estar correndo atrás de comida em locais novos por causa da crise em seus habitats naturais. “Se o alimento que elas normalmente comem está desaparecendo, então o que estamos vendo é dramático e não algo para celebrar”.

Telegram
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro