Nesta sexta-feira, 23, seis terroristas do Hezbollah foram mortos em ataques aéreos israelenses no sul do Líbano. As ofensivas ocorreram depois que o Hezbollah lançou mísseis e foguetes contra o norte de Israel.
Os ataques aéreos israelenses atingiram uma célula do Hezbollah na vila de Tayr Harfa e mataram três operadores que preparavam foguetes.
Outros três membros foram mortos em ataques separados em Ayta al-Jabal, Mays al-Jabal e Aitaroun. Em Ayta al-Jabal, Muhammad Najam, membro importante da unidade de foguetes do Hezbollah, foi eliminado junto do seu sobrinho, Zulfiqar Radwan.
צה"ל תקף במרחב עייתא א-זוט, באמצעות כלי טיס של חיל האוויר, וחיסל את המחבל מחמד מחמוד נג'ם, מחבל מרכזי ביחידת הרקטות והטילים של ארגון הטרור חיזבאללה בדרום לבנון>> pic.twitter.com/0x89WUAflk
— צבא ההגנה לישראל (@idfonline) August 23, 2024
A mídia libanesa reportou um ataque de drone israelense em um veículo na cidade de Maarakeh, no distrito de Tiro, sem mais detalhes. De acordo com as Forças de Defesa de Israel (FDI), o ataque em Ayta al-Jabal tinha como alvo Najam.
O ponto operativo em Mays al-Jabal havia lançado foguetes contra a área de Yiftah e foi morto em um edifício usado pelo Hezbollah. Em Aitaroun, um membro do Hezbollah foi atingido ao disparar projéteis em direção a Malkia.
WATCH
— Open Source Intel (@Osint613) August 23, 2024
Here’s the footage that took these terrorists out.
According to the @IDF, Israel’s air force eliminated below Hezbollah terrorist cell in southern Lebanon's Tayr Harfa area, which were preparing to launch rockets towards Israel.
Following the strike, a rocket was seen… https://t.co/5yKaZOuf5X pic.twitter.com/w9BzaumxoU
O Hezbollah confirmou a morte de seis membros, incluindo Najam, referindo-se a eles como “mártires no caminho para Jerusalém”, um termo utilizado para operadores mortos em ataques israelenses.
Desde o início dos ataques ao norte de Israel, ocorridos depois do ataque terrorista do Hamas na Faixa de Gaza em 7 de outubro, o Hezbollah declarou a morte de pelo menos 426 membros.
Ofensivas do Hezbollah contra Israel
Os ataques israelenses responderam às várias ofensivas do Hezbollah pela manhã, incluindo o disparo de mísseis na base de Monte Meron. Localizada a cerca de 8 quilômetros da fronteira com o Líbano, Monte Meron foi alvo recorrente de foguetes e mísseis guiados pelo Hezbollah.
As FDI relataram que três projéteis foram disparados na última ofensiva, um deles interceptado, sem vítimas.
Na sexta-feira, o Hezbollah lançou cerca de 40 foguetes contra o norte de Israel, inclusive uma barragem de 20 projéteis na área de Safed. As FDI informaram que alguns foguetes foram interceptados pelas defesas aéreas, enquanto outros atingiram áreas abertas, provocando incêndios nas proximidades de Safed. Não houve feridos.
Escalada contínua dos confrontos
Desde 8 de outubro, terroristas liderados pelo Hezbollah têm atacado comunidades e postos militares israelenses ao longo da fronteira quase diariamente, em apoio a Gaza na guerra contra o Hamas.
Até agora, os confrontos resultaram em 26 mortes de civis israelenses e 19 soldados e reservistas. Houve também ataques da Síria, sem registros de ferimentos.
Além dos 426 membros do Hezbollah mortos, outros 73 operativos de grupos terroristas foram mortos no Líbano por ataques israelenses. Um soldado libanês e dezenas de civis também perderam a vida.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
menos 6 ratos.