publicidade
Mundo

Israel aprova plano para tomada de Gaza

De acordo com o Exército israelense, a operação será executada 'sem negligenciar a segurança de militares e civis'

gaza israel guerra hamas
O chefe do Estado-Maior, tenente-general Eyal Zamir, destacou a importância do preparo das forças, especialmente das reservas, para mobilização rápida nos próximos dias | Foto: reprodução/X/IDF

Depois de semanas de intensos debates, o comando militar de Israel oficializou, nesta quarta-feira, 13, a autorização para uma nova ofensiva na Faixa de Gaza, incluindo a ocupação da cidade de Gaza.

A decisão, já aprovada pelo gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, enfrentou resistência inicial das Forças Armadas, que demonstraram cautela diante da proposta de ocupação total.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

O sinal verde foi dado durante uma reunião estratégica realizada mais cedo, com a presença de integrantes do Fórum do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel (FDI), representantes sêniores da Agência de Segurança de Israel (ISA) e comandantes de alto escalão.

No encontro, autoridades militares apresentaram uma análise das ações recentes das FDI, destacando a operação iniciada ontem, no bairro Zeitoun, que teve como alvo posições do Hamas e sua infraestrutura.

Leia mais:

O plano prevê ações integradas em Gaza

O debate incluiu ainda a exposição de estratégias conceituais e táticas para o novo estágio da ofensiva, alinhadas às orientações do governo israelense.

O plano prevê ações integradas por terra, ar e inteligência, com foco em desarticular redutos militantes na cidade de Gaza e reduzir riscos aos soldados.

Informações detalhadas sobre a operação permanecem sob sigilo, mas a expectativa é de ampliação gradual das tropas e pressão contínua sobre centros de comando do Hamas.

No dia 7 de outubro de 2023, terroristas do Hamas atacaram homens, mulheres, crianças e idosos israelenses, todos civis desarmados, deixando 1,3 mil mortos.

Leia também: “Minha melhor amiga era antissemita”, artigo de Eugenio Goussinsky publicado na Edição 282 da Revista Oeste

O chefe do Estado-Maior, tenente-general Eyal Zamir, destacou a importância do preparo das forças, especialmente das reservas, para mobilização rápida nos próximos dias.

Segundo porta-voz do Exército, “as Forças de Defesa de Israel seguem empenhadas em manter o ritmo operacional sem negligenciar a segurança de militares e civis”.

Ainda, de acordo com o comunicado, “esta estrutura é um passo fundamental para os objetivos estratégicos em Gaza”.

Leia mais sobre:

2 comentários
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.