Nesta sexta-feira, 3, foi confirmada a morte de Dror Or, um cidadão de 49 anos que estava entre os sequestrados pelo Hamas durante o ataque terrorista de 7 de outubro, em Israel. O homem estava na Faixa de Gaza desde o atentado.
A informação foi divulgada pelo governo de Israel, no Twitter/X. Dror residia no Kibutz Be’eri, um dos locais mais atingidos no ataque. A morte torna seus filhos — Alma, Noam e Yahli — órfãos de ambos os pais, depois do falecimento de Yonat, sua esposa, no mesmo ataque.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Dror Or, que também possuía nacionalidade portuguesa em razão de sua ascendência de judeus sefarditas, conforme relatado pela Rádio e Televisão de Portugal (RTP), era um dos mais de 250 indivíduos capturados por terroristas islâmicos.
Noam e Alma foram sequestrados na mesma ocasião, mas conseguiram ser libertados em uma troca de reféns por prisioneiros palestinos realizada em novembro. Naquele momento, houve um cessar-fogo temporário entre Israel e o Hamas.
Israel quer a libertação dos reféns
A notícia da morte de Dror Or surge em um momento de tensão no conflito. Atualmente, Israel busca a libertação dos reféns ainda em poder do Hamas.
Leia também: “Os antissemitas pacifistas“, reportagem de Eugenio Goussinsky publicada na Edição 215 da Revista Oeste
O Fórum das Famílias de Reféns afirmou que a paz verdadeira somente será alcançada com a libertação dos reféns, vivos e mortos, para que possam se recuperar ou serem devidamente sepultados. Catar, Estados Unidos e Egito, que atuam como mediadores, aguardam a resposta do Hamas.
As consequências dos ataques do Hamas
Desde o início do conflito, em outubro de 2023, registrou-se a morte de 1.170 pessoas, a maioria civil, segundo dados compilados pela AFP a partir de fontes israelenses.
Em retaliação ao ataque do Hamas, Israel lançou uma ampla ofensiva militar contra Gaza. O objetivo é desmantelar o grupo terrorista.
Leia mais: “Irã oferece bolsas a estudantes expulsos dos EUA e da Europa por protestos anti-Israel”
Atualmente, estima-se que 129 dos indivíduos sequestrados ainda permaneçam em cativeiro em Gaza, com suspeitas de que 35 deles, incluindo Dror Or, possam ter falecido.
ISRAEL tem que terminar o SERVIÇO JÁ ((( ACABAR ANIQUILAR OS TERRORISTAS DO HAMAS e ponto final )))
Esses terroristas tem que ser eliminados…todos.