O grupo terrorista Hamas anunciou, na sexta-feira, 7, que três reféns seriam libertados no sábado, 8, depois de um longo atraso além do prazo das 16h.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A informação foi confirmada pelo escritório do primeiro-ministro de Israel e pelo Fórum das Famílias dos Reféns. Os reféns a serem libertados são Ohad Ben Ami, 56, Eli Sharabi, 52, e Or Levy, 34.
Os três estavam em cativeiro desde o ataque de Hamas, ocorrido em 7 de outubro de 2023, conforme informam o The Jerusalem Post e o The Times of Israel.
Levy, 34 anos, foi sequestrado durante o festival Nova Music, quando estava com sua mulher Eynav e deixou o filho Almog, de dois anos, com os avós.
Eynav foi morta e Or foi levado para Gaza. Ele era residente de Rishon Lezion e trabalhava como programador em uma startup.
Sharabi foi sequestrado no kibutz Be’eri. Sua mulher, Leanne, além de suas duas filhas, Noya, 16, e Yahel, 13, foram mortas no ataque.
O irmão de Sharabi, Yossi, também foi capturado e está confirmado como morto, com seu corpo ainda em Gaza. Leanne, que era voluntária no kibutz, veio da Inglaterra.
Ben Ami foi sequestrado juntamente com sua esposa Raz. Ela foi libertada como parte de um acordo de cessar-fogo em novembro de 2023. Sua filha Ell Ben Ami publicou um vídeo de alegria nas redes sociais. Ela disse que o pai estava voltando para casa, e a irmã Natalie compartilhou um vídeo emocionada.
Levy foi informado que seu filho Almog sabia da libertação de seu pai, e, comemorou: “Papai está voltando”, pulando na cama.
Luta pela libertação dos reféns
O Fórum dos Reféns destacou a luta das famílias para que todos os reféns fossem libertados. A entidade ressalta que continuará a lutar até que todos voltassem, vivos para reabilitação e mortos para um enterro digno.
A troca deste sábado envolveria a liberação de 183 prisioneiros palestinos, incluindo 18 que cumpriam sentenças de prisão perpétua.
Leia mais: “Hamas tenta recompor forças para reagir contra Israel e EUA”
Até o momento, em três ocasiões, foram libertados os seguintes reféns, desde o cessar-fogo de janeiro de 2025: Emily Damari; Romi Gonen; Doron Steinbrecher; Karina Ariev; Daniella Gilboa; Naama Levy; Liri Albag; Ofer Kalderon; Keith Siegel; Yarden Bibas.
Nesta primeira etapa, está prevista a libertação de 33 reféns sob controle do Hamas. Em troca, Israel terá de liberar 50 prisioneiros palestinos por cada sequestrado.