As Forças de Defesa de Israel (FDI) relataram, nesta segunda-feira, 21, que Israel identificou um bunker do Hezbollah localizado sob o hospital Sahel, em Beirute. O bunker pertencia ao ex-líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah (morto em ataque no dia 27 de setembro).
No local, disse em coletiva o porta-voz das FDI, Daniel Hagari, o grupo terrorista armazenava mais de US$ 500 milhões em ouro e dinheiro.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Essas informações foram compartilhadas depois de uma série de ataques direcionados às instituições financeiras do Hezbollah, relata o The Times of Israel.
Segundo Hagari, “esse dinheiro poderia ter sido utilizado para reabilitar o Líbano, mas foi destinado a reabilitar o Hezbollah”. Ele comentou: “O bunker foi deliberadamente construído sob um hospital e contém mais de meio bilhão de dólares em dinheiro e ouro”.
“Tonight, I am going to declassify intelligence on a site that we did not strike—where Hezbollah has millions of dollars in gold and cash—in Hassan Nasrallah’s bunker. Where is the bunker located? Directly under Al-Sahel Hospital in the heart of Beirut.”
— Israel Defense Forces (@IDF) October 21, 2024
Listen to IDF Spox.… pic.twitter.com/SjMZQpKqoJ
A descoberta foi feita depois que as FDI realizaram bombardeios que atingiram um depósito financeiro subterrâneo durante a madrugada, além de mais de 20 outros alvos. A maioria dessas instalações está localizada no distrito de Dahieh, em Beirute, conhecido como um bastião do Hezbollah.
O porta-voz das FDI afirmou que “o Líbano tem estado atolado em uma crise econômica nos últimos anos, e o Hezbollah explorou isso para fortalecer seu controle sobre o país.”
Ele explicou que “as instalações que alvejamos pertencem ao Hezbollah e estão disfarçadas como locais civis, mas seu único propósito é reforçar as capacidades terroristas da organização.” Segundo o porta-voz, o Hezbollah “efetivamente criou um Estado dentro de um Estado.”
Locais monitorados por Israel e utilizados pelo Hezbollah
Hagari mencionou que as transferências são feitas por diversos métodos, entre os quais o uso de “frentes financeiras”.
Estas funcionam como intermediárias. Isso permite que o Irã desvie fundos para Hezbollah de maneira a não levantar suspeitas, ao utilizar tanto bancos oficiais quanto instituições não licenciadas para movimentar dinheiro.
Uma destas não licenciadas, segundo informações das FDI, é a associação Al-Qard al-Hassan, uma instituição financeira, vinculada ao Hezbollah.
Ele garantiu que Israel continuará a atacar suas atividades financeiras. E acrescentou: “As aeronaves da Força Aérea [de Israel] estão monitorando o local e continuarão a acompanhar a situação”.
E saber que esse governo de assaltantes ladrões comunistas apoiam os terroristas Árabes
Desde quando essa gente vai se importar em defender algum povo em algum lugar? Defendem apenas seus bolsos cheios, isso sim. Onde é o dinheiro que fala, os detalhes pouco importam.
Ah seIsrael explorar corrupção no Brasil , deve ter muito dinheiro escondido no fundo se sítios , triplex e outras coisas mais .
Claro que tem muito dinheiro doado por Irã. Até Brasil já fez doação. O correto entregar tudo é doar por povo , jogar por aviões. Pro povo ver a fonte da kiseria deles.