publicidade
Mundo

Israel identifica corpos de 3 militares entregues pelo Hamas

Grupo terrorista havia prometido devolver as vítimas durante trégua, mas atrasou entrega e irritou governo de Netanyahu

Israel
O Exército israelense informou que o governo identificou e repatriou os corpos | Foto: Reprodução/@IDF/X

O governo de Israel confirmou a identidade de três reféns militares mortos pelo grupo terrorista Hamas. O anúncio ocorreu nesta segunda-feira, 3 de novembro, em comunicado do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

As vítimas são o capitão Omer Maxim Neutra, de 21 anos; o cabo Oz Daniel, de 19 anos; e o coronel Asaf Hamami, de 40 anos.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Maxim Neutra possuía dupla nacionalidade, norte-americana e israelense, e servia como comandante do 77º Batalhão do Exército de Israel. Oz Daniel também integrava o mesmo batalhão e morreu em combate no sul do país, próximo à Faixa de Gaza. Já o coronel Asaf Hamami comandava a Brigada Sul da Divisão de Gaza. Ele morreu em uma batalha no Kibutz Nirim.

As Brigadas Ezedin al Qasam, do Hamas, organizaram a devolução dos corpos. Segundo os terroristas, os restos dos militares estavam em um dos túneis localizados no sul de Gaza. O grupo realizou a entrega à Cruz Vermelha.

O Exército israelense informou que o governo identificou e repatriou os corpos. Militares comunicaram pessoalmente as famílias das vítimas.

Hamas quebra compromisso de soltar reféns e devolver corpos

Durante a primeira fase da trégua, em outubro, o Hamas havia se comprometido a libertar 20 reféns vivos e entregar os corpos de 28 mortos. A devolução completa, no entanto, não ocorreu.

O grupo terrorista alegou que muitos corpos seguem soterrados sob escombros. A justificativa não convenceu o governo de Israel. Autoridades classificaram os sucessivos atrasos como inaceitáveis.

+ Leia também: “Vídeo mostra saque de caminhão de ajuda humanitária por terroristas do Hamas”

Desde o início do conflito, Israel tenta resgatar todos os reféns levados para Gaza no ataque de 7 de outubro. O governo trata a devolução dos corpos como prioridade humanitária e diplomática.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade