O novo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, enviou, na quarta-feira 21, um comunicado ao presidente do país, Isaac Herzog, anunciando a formação de uma coalizão para governar o país.
Netanyahu retornou ao poder, depois de ter deixado o cargo há pouco mais de um ano. Nas eleições de novembro deste ano, a coligação partidária ligada ao Likud, partido conservador do premiê eleito, alcançou maioria no Knesset, o Parlamento israelense.
No pleito eleitoral do mês passado, a coalizão liderada pelo Likud obteve um total de 64 assentos, sendo 32 do partido de Netanyahu, 18 do Aliados Ultraortodoxos e 14 do Sionismo Religioso.
“Eu informo a você que consegui estabelecer um governo”, comunicou o gabinete de Netanyahu, ao presidente Herzog. O anúncio foi enviado faltando poucos minutos para a prazo final para a formação de uma coalizão.
Os procedimentos para a composição de um novo governo foram adiados por conta do Hanukkah, feriado judaico conhecido como o “festival das luzes”. Por essa razão, os trabalhos no Parlamento israelense foram suspensos.
A retomada dos trabalhos dos parlamentares está prevista para ocorrer na próxima segunda-feira 26. A expectativa de Netanyahu e seus aliados é a de que a posse do novo governo ocorra já na terça-feira ou na quarta-feira da semana que vem.
A embaixada brasileira em Jeruzalem ficou uma maravilha.Parabéns,PR.Bolsonaro.